No último sábado (13), o professor do curso de Dança da UFSM Odailso Berté proferiu a conferência “Cuerpo, travestismo y performatividad en la creación de Nahum B. Zenil” e apresentou a obra performática “Tú, él, nosotros tres” na Galería de Arte José María Velasco, da Cidade do México.
Sob orientação da professora Dina Comisarenco Mirkin, Berté realiza seu pós-doutorado na Universidad Iberoamericana Ciudad de México, onde investiga relações entre os processos criativos dos artistas Frida Kahlo, Arturo Estrada e Nahum B. Zenil e seu próprio trabalho artístico no campo da dança e da performance.
No programa de atividades do seu projeto de pesquisa, Berté tem criado e apresentado quatro obras de dança-performance, proferido conferências em museus e galerias de arte e ministrado aulas em cursos de graduação e pós-graduação, desenvolvendo uma pesquisa em arte fundamentada na relação entre prática e teoria.
Nahum B. Zenil, um dos criadores estudados por Berté, é um artista mexicano contemporâneo reconhecido por realizar seus processos criativos a partir da autobiografia, do corpo e da sexualidade, sendo relacionado às criações de Frida Kahlo.
Com a referida obra e conferência, Berté fez parte do programa de atividades acadêmicas e educativas da exposição “44. Nahum B. Zenil: alquimista de arquetipos“, em exibição na Galería José María Velasco.