O II Roteiro Técnico da Cultura do Gladíolo no Rio Grande do Sul, ocorreu na última sexta-feira (28), em Bento Gonçalves. A atividade foi organizada pelas Equipes PhenoGlad da UFSM, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Bento Gonçalves e da Emater/RS-Ascar. Pela UFSM, participaram dois professores e nove alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado do Centro de Ciências Rurais (CCR).
Com foco na agricultura familiar, o roteiro teve 104 participantes, incluindo agricultores, representantes da Associação Rio-Grandense de Floricultura (Aflori), extensionistas da Emater, pesquisadores, professores e estudantes, que tiveram informações técnicas sobre a cultura do gladíolo, também conhecida como palma-de-santa-rita, como alternativa de renda para o pequeno agricultor familiar.
O destaque foi para a ferramenta digital PhenoGlad Mobile, desenvolvida pela Equipe PhenoGlad da UFSM, e apresentada no evento pela Emater/RS-Ascar. A ferramenta auxilia o agricultor a planejar sua produção de gladíolo nos 497 municípios do RS.
Mais informações sobre a atividade podem ser conferidas no site da Equipe PhenoGlad e no site do IFRS Bento Gonçalves.