Dezenas de pessoas lotaram o auditório da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), no centro da cidade, para prestigiar a abertura da 1ª edição da Festa Literária de Santa Maria (Flism). No ato estavam presentes autoridades e convidados, entre eles, Luiz Ruffato, um dos autores mais importantes da literatura brasileira contemporânea.
O evento, que é uma promoção do Centro de Artes e Letras, segue até sexta-feira (14) por meio de painéis dedicados a autores consagrados da literatura brasileira e internacional (como José Saramago, Caio Fernando Abreu, Bob Dylan e Oscar Wilde), além de espaços para divulgação da literatura produzida em Santa Maria e de segmentos como a literatura fantástica e os quadrinhos. As atividades acontecem na Cesma e na Athena Livraria, apoiadores do evento.
De acordo com Raquel Trentin, uma das organizadoras, “O principal objetivo é levar a discussão da literatura para o centro da cidade, oferecendo um espaço com o formato menos acadêmico, mais festivo e de celebração das diferentes literaturas”. Além de Raquel, a Flism foi idealizada juntamente com os professores Enéias Tavares e Gérson Werlang, com colaboração de outros professores da UFSM. “Com o tempo, a ideia é aperfeiçoar cada vez mais o evento, tornando-o maior e com um espaço maior, pois sentimos que faltava ambientes como este na cidade para unir as pessoas em torno da literatura”, ressalta Raquel.
No fala de abertura, os organizadores afirmaram a importância de estar realizando a Flism, pois segundo eles “a literatura é uma forma de arte emancipadora de quem a faz e de quem a lê.” Após o cerimonial, os presentes participaram de um painel com o escritor Luiz Ruffato, que com seu bom humor, falou sobre sua trajetória de vida e suas inspirações. Ao final, o público pôde realizar perguntas ao convidado e participar do lançamento do último livro escrito pelo autor“A Cidade Dorme”.
Para o segundo dia de atividades está previsto, a partir das 14h, no auditório da Cesma, um painel sobre José Saramago com os professores Raquel Trentin e Deivis Garlet e a programação se estende até as 19h.
Texto e foto: Pablo Iglesias, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Maurício Dias