Equipe Simularroz apresenta resultados de projeto em São Paulo

A Equipe SimulArroz da UFSM participou, na segunda-feira (23), do evento Kick-off Meeting Brazilian Yield Gap Atlas, realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), em Piracicaba, São Paulo. O encontro reuniu integrantes das instituições que compõe o Projeto Brazilian Yield Gap Atlas, que são a Universidade de Nebraska/Lincoln (EUA), a ESALQ/USP e a UFSM. A Equipe SimulArroz participou com uma delegação de 12 integrantes composta por alunos de graduação em Agronomia, de pós-graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) e em Agronomia (PPGAgro) e professores do Departamento de Fitotecnia do CCR.

O Projeto Brazilian Yield Gap Atlas é a parte brasileira do projeto Global Yield Gap Atlas (GYGA), que visa identificar lacunas de produtividade das culturas agrícolas e os fatores de manejo que estão causando as lacunas ao redor do mundo. Os resultados deste projeto poderão ajudar a construir uma agricultura intensificada sustentável (social e ambientalmente) que possa produzir os alimentos para as gerações futuras e ainda manter os jovens no campo. A Equipe SimulArroz participa deste projeto em parceria com várias instituições públicas federais e estaduais.

A apresentação da Equipe SimulArroz, realizada pelo professor Alencar Junior Zanon, iniciou com uma contextualização da produção de arroz no mundo, América do Sul, Brasil, Sul do Brasil e Rio Grande do Sul. Logo após, o professor relatou os principais resultados do projeto potencial e lacuna de produtividade de arroz irrigado do Sul do Brasil, que as Equipes SimulArroz da UFSM, da Unipampa-Itaqui e da Universidade Federal de Pelotas vem desenvolvendo há dois anos em parceria com o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA). No final, foram apresentados os principais resultados dos projetos que estão sendo realizados com a cultura da soja e do milho em parceria com a Emater/RS-Ascar e com outras instituições parceiras.

Confira a matéria completa no link: Equipe SimulArroz apresentou em São Paulo resultados do projeto Brazilian Global Yield Gap Altas