UFSM perde para La Máquina em casa pela Série Bronze de Futsal

Surpreendido nos minutos iniciais pelo La Máquina (que abriu 2×0 em menos de dois minutos de jogo), o time universitário tentou fazer mais um jogo de recuperação na Série Bronze. A equipe tentou repetir os dois últimos jogos, quando saiu perdendo e buscou pelo menos o empate, contra dois adversários diretos. Mas Dioguinho, autor de cinco gols, e Gustavo, responsável por algumas defesas importantes, em atuações inspiradas, ajudaram o time de São Sepé a manter a vantagem até o final da partida.

Sem desistir em nenhum momento, a Federal lutou, chegou a descontar para 5×4 e poderia ter empatado, se os árbitros não tivessem deixado de marcar um pênalti na segunda etapa. No final, a vitória por 7×5 premiou a eficiência do time visitante, que voltou ao G-5 com 13 pontos. Já a Federal perdeu a chance de se aproximar da zona de classificação e terá que pontuar nas duas próximas partidas longe de Santa Maria, quando viajará para São Borja (para enfrentar a Serade) e para Santa Vitória do Palmar (onde encara a ATF). Com nove pontos, a equipe continua na 8ª colocação e começa a fazer cálculos, pois está a quatro pontos do quinto colocado, o próprio La Máquina, faltando seis rodadas para o fim da 1ª Fase.

O jogo

No primeiro minuto de jogo já foi possível ver qual seria a estratégia de jogo do time visitante. Em um contra-ataque, puxado e finalizado por Dioguinho, o La Máquina abriu o placar. Menos de um minuto depois, após lançamento nas costas da defesa universitária, a bola sobrou para Tairone, que completou para o gol: La Máquina 2×0. A reação da Federal não demorou. Aos 1 min 50s, após toque de mão de Índio, a UFSM poderia descontar em um pênalti. Bernardo cobrou e Gustavo defendeu. Aos 3 min, Bernardo arriscou de média distância, e Gustavo espalmou a bola que tinha a direção do ângulo.

O gol só saiu aos 7 min 51s, quando Carlos recebeu e girou sobre o marcador. Ele teve tranquilidade para esperar o goleiro cair, passar por ele e tocar para o gol vazio: La Máquina 2×1. Com o limite de faltas estouradas (algumas delas inventadas pela arbitragem), a UFSM concedeu tiro livre sem barreira ao adversário aos 9 min. Mutuca saltou e defendeu a cobrança de Lulu. Pouco depois, Dudu recebeu cara a cara com o goleiro, mas Mutuca defendeu com o pé. Aos 10 min 44s, Dioguinho recebeu lançamento nas costas da defesa e tocou na saída do goleiro: La Máquina 3×1.

Dez segundos depois a Federal fez mais uma falta. Conrado foi para a cobrança do tiro livre sem barreira e chutou colocado rasteiro, vencendo Mutuca: La Máquina 4×1. A partir daí a Federal pressionou bastante, empurrando o time de São Sepé ainda mais para perto do seu gol. Aos 15 min, após cobrança de falta, Diozer chutou e acertou a marcação. Na sobra, Moisés obrigou Gustavo a fazer grande defesa, espalmando para escanteio. Aos 16 min 03s a pressão deu resultado. Diozer recebeu no fundo da quadra e tocou para o meio. A bola sobrou mais uma vez para Moisés, que chutou rasteiro, com força e por baixo de Gustavo: La Máquina 4×2.

Na segunda etapa o panorama foi o mesmo. A UFSM tentava furar a marcação do La Máquina, que levava muito perigo nos contra-ataques. E logo no primeiro minuto, Lulu avançou sem marcação e concluiu, para boa defesa de Matheus. Em outra escapada do time visitante, o árbitro deu falta de Raimar, que recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com a superioridade numérica o La Máquina aproveitou para ampliar. Dioguinho recebeu na esquerda, puxou para o meio e chutou no contra-pé do goleiro: 5×2. Dez segundos depois, Diozer arriscou rasteiro e Gustavo fez mais uma grande defesa.

Aos 7 min 50s, foi a Federal que usou o contra-ataque para marcar. Carlos avançou com a bola e passou para Bernardo. O ala recebeu na esquerda e serviu Moisés, que entrava sozinho na segunda trave e completou para o gol: La Máquina 5×3. Aos 10 min, Carlos recebeu na área e concluiu. Gustavo salvou mais uma vez. Aos 12 min 47s a Federal marcou mais uma vez. Carlos recebeu na linha de fundo e, quase sem ângulo, chutou para dentro da área. A bola desviou na marcação, surpreendendo o goleiro: La Máquina 5×4. A pressão da UFSM era grande e as chances estavam aparecendo. Em mais uma delas, a bola chegou no pivô do time de Santa Maria, que ajeitou para Diozer. Ele concluiu para a meta e o defensor do time de São Sepé evitou o gol. A Federal reclamou de toque de mão, não marcado pela arbitragem.

Aos 15 min 27s, após chutão para a frente, Dioguinho chegou antes que o jogador da UFSM (que estava com goleiro-linha) e concluiu para o gol vazio: La Máquina 6×4. Pouco depois, Lulu foi expulso, quando a arbitragem marcou a sexta falta do time sepeense. Moisés cobrou o tiro livre sem barreira e Gustavo defendeu com o pé. Aos 17 min 26s, Léo chutou e Gustavo chegou a tocar na bola, que acabou passando da linha do gol: La Máquina 6×5. A Federal ainda tinha dois minutos para buscar o empate. Mas faltando 35s para o fim, Dioguinho recuperou e tocou mais uma vez para o gol vazio, fechando o placar em Santa Maria: La Máquina 7×5.

Fonte: Assessoria de Imprensa UFSM Futsal
Foto: Natiele Follmann