O Coletivo AFRONTA, de estudantes negros e negras da UFSM, convida para o I Colóquio de Estudos Étnico-Raciais, primeiro evento promovido pelo Coletivo depois de manifestações racistas dentro da Universidade no final de 2017.
O Colóquio irá abordar questões de mídia, educação, política e cultura em relação à negritude e à especificidade de suas pautas, com o objetivo de promover formação e atuar no combate ao racismo.
O evento ocorrerá no sábado (30), no prédio 44-F (NESAF), das 8h30 às 16h30 e será realizado em formato de mesas, organizadas pelos próprios integrantes do Coletivo.
A temática dos debates e os facilitadores serão: Afrocentricidade, facilitado por Josué Goulart (Ciências Sociais); Educação Antirrascista, facilitado por Juliane Loreto (Psicologia); A construção midiática dos corpos negros: da marginalização à legitimação, facilitado por Kawê Veronezi (Relações Públicas/FW) e Jordana Garcia (Relações Públicas/FW) e Da senzala ao Congresso: o papel sócio-político do negro/a brasileiro/a, facilitado por Robson Daniel (Relações Internacionais) e Leonardo Utzig (Direito).
O Colóquio será aberto a todo o público e irá valer como Atividade Complementar de Graduação para os que se fizerem presentes. O evento acontece em parceria com a disciplina de Comunicação e Cidadania, do 5º semestre de Comunicação Social, ministrada pela professora Liliane Brignol, como projeto prático desenvolvido por alunos da cadeira.
Inscrições podem ser feitas via formulário online, mas também será permitida a entrada sem a inscrição prévia.
Para mais informações é possível contatar o Coletivo AFRONTA pelo e-mail afrontasm@gmail.com.