UFSM terá pela primeira vez equipe de Rugby nos Jogos Universitários Gaúchos

Pela primeira vez, a UFSM contará com um time de Rugby nos Jogos
Universitários Gaúchos (Jugs). A equipe, idealizada pelos acadêmicos de Educação Física Airton Alonço, e de Fisioterapia Bruno Correa, fará sua estreia no próximo sábado, dia 23 de junho, no campo da UFRGS, em Porto Alegre.

A ideia de formar a equipe surgiu ano passado, quando os idealizadores do projeto, Bruno e Airton, escreveram o projeto e enviaram ao CEFD. Neste ano, começaram a procura de atletas que tivessem vínculo com a instituição e que estivessem dispostos a treinar na modalidade de Sevens, formando a equipe.

A UFSM Rugby competirá na modalidade Sevens. Caracterizada por ter sete atletas para cada
equipe em campo e jogada em dois tempos de sete minutos, a modalidade está presente
nas Olimpíadas.

A comissão técnica é formada por Pablo Ojeda, Bruno Correa e Airton Alonço. Os 14 atletas que compõem a equipe são os acadêmicos Airton Alonço Jr (Educação Física); Anderson Binotto (Zootecnia); Augusto Pippi (Economia); Bernardo Cardoso (Tec. Enfermagem); Bruno Arbiza (Fisioterapia); Cezar Baldicera (Educação Física); Felipe Barichello (Fabricação Mecânica); Lamarson Santos (Física); Lucas Jantsch (Eng. Elétrica); Luis Felipe Carvalho (Arquivologia); Pablo Ojeda (Zootecnia); Wesley Ropke (Educação Física); Wilson Silva (Geografia) e o professor Charles Szinvelski (Departamento de Matemática).

Sobre a participação no
Jugs, Bruno Correa espera realizar
bons jogos. “Vai ser a primeira competição da equipe, possuímos uma comissão
técnica muito bem conceituada, o Airton é um dos mais competentes preparadores
físicos da região e o Pablo foi convocado junto comigo para a Seleção Gaúcha de
Rugby sevens ano passado. Então, acredito que com a união dessas forças mais a
experiência de alguns atletas podemos realizar bons
jogos e, quem sabe, buscar algo a mais”, aponta.

A tabela de jogos e os
confrontos serão definidos no congresso técnico a ser realizado na Ulbra, em
Canoas.

Texto: Laura Coelho de Almeida, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias