UFSM passa a integrar a Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde

A UFSM filiou-se, em abril, à Rede Brasileira de
Universidades Promotoras da Saúde (Rebraups), que reúne as instituições de ensino superior com atuação na área.

Confira entrevista com o professor do Departamento de Enfermagem Valdecir Zavarese da Costa, que será o representante institucional da UFSM na Rebraups.

Do que se trata a Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (Rebraups)?

A Rede compreende uma rede nacional que integra as instituições de ensino superior do país que atuem na promoção da saúde, articulando entidades, compartilhando experiências e identificando potencialidades na área. A grande proposta da Rebraups é tornar em evidência as ações das universidades que instituem e formalizam a promoção da saúde, enquanto elemento social do constructo do processo saúde/doença.

Como sucedeu-se o processo de filiação?

O convite para filiar-se partiu de um movimento de professores da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília (UnB), para o lançamento da Rebraups durante o I Encontro da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde, o III Seminário Internacional FS Promotora de Saúde e a I Mostra de Experiências Promotoras de Saúde. Evento ocorreu entre os dias 25 a 27 de abril na UNB e trouxe a certificação de Universidade Promotora da Saúde à UFSM.

O evento teve o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e contou com a presença do presidente da Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde (Riups), Dr. Hiram Arroyo. Um dos objetivos do evento foi lançar a Rebraups, além de identificar fortalezas e potenciais das Universidades filiadas, a partir dos eixos do movimento das Universidades Promotoras da Saúde para a gestão do movimento nacional.

O interesse em participar e certificar a UFSM se desencadeou mediante as ações de inúmeros projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos pela universidade e coordenadas pelos docentes, que se pautam nos princípios da na promoção da saúde. O processo de filiação da UFSM pautou-se em responder ao convite de participação no encontro nacional, mediante carta de indicação, além da na construção de um relatório das atividades desenvolvidas na instituição, o qual foi submetido à análise do presidente da Riups.

Como se dará a participação da UFSM na Rebraups?

A participação da UFSM na rede ocorrerá pela atuação do membro institucional indicado pelo reitor. Neste caso, eu serei o representante institucional.

A partir da filiação, como serão realizadas as representações da UFSM na Rede?

As demandas da representação ocorrerão pela apresentação dos relatórios das atividades de promoção de saúde desenvolvidas pela UFSM e pelas ações que serão desencadeadas institucionalmente com vistas à atender aos princípios das atividades e a manutenção da UFSM na rede.

Entrevista: Laura Coelho de Almeida, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias da UFSM