​Resultado de projeto da UFSM financiado pelo Estado será apresentado em evento na PUCRS

Nesta terça (12) e na quarta-feira (13), ocorre o Seminário de Ciência, Inovação e Tecnologia: Estratégias Nacionais e Internacionais de Inovação, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. O evento tem como objetivo apresentar e avaliar os resultados dos programas desenvolvidos pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT-RS), alcançados durantes os seis anos de financiamento com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), através dos programas de Parques Tecnológicos, Arranjos Produtivos Locais (APLs), Incubadoras Tecnológicas, Indústria Criativa e Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos.

Ao longo desses seis anos, diversos projetos da UFSM foram aprovados e financiados pela SEDCT-RS, somando mais de R$ 10 milhões de investimentos. No evento a ser realizado em Porto Alegre, foi escolhido um projeto por instituição. O da UFSM será o “Diagnóstico de brucelose animal”, desenvolvido pelo Laboratório de Microbiologia Veterinária (MicroVet), que será apresentado pelo professor Geder Paulo Herrmann. O objetivo do projeto de extensão é o atendimento dos produtores rurais que necessitam certificar rebanhos livres de brucelose animal das cadeias leiteira e do corte do Rio Grande do Sul.

O apoio para os projetos ao longo dos anos surgiu a partir dos editais anuais lançados pela SDECT-RS, onde foram inscritos e posteriormente selecionados. O apoio financeiro vem por meio do edital, onde cada polo, credenciado através da celebração do protocolo de intenções na respectiva região, pôde enviar até dois projetos por unidade executora, com valor individual solicitado à SDECT de até R$ 700 mil. Os projetos ao receber a verba devem apresentar relatórios semestrais e, após o término do mesmo, o relatório final. Confira os projetos da UFSM apoiados nos últimos seis anos aqui.

O professor Hélio Leães Hey, da Agêncida de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), destaca os beneficios do apoio que os projetos da UFSM recebem. “Apoiam projetos inovadores que visam a contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e busquem impulsionar a competitividade das empresas do RS, através da implantação de infraestrutura laboratorial nas universidades e que sejam voltadas para o atendimento das necessidades e demandas do setor produtivo e comunidade regional”, salienta.

Além da apresentação dos resultados dos projetos, a programação do Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia também conta com palestras e painéis abordando temas centrais do desenvolvimento econômico, como sustentabilidade de ambientes de inovação, novos formatos de captação de recursos e novos ecossistemas de inovação. Confira a programação da terça e da quarta-feira.

Texto: Laura Coelho de Almeida, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti