Seminário sobre pessoas com deficiência e ruralidade reúne grande público na UFSM-PM

Na último dia 10 de maio, aconteceu no Campus Palmeira das Missões o “I Seminário da Pessoa com Deficiência e a Ruralidade no Contexto do SUS”, evento organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC) da UFSM/PM, juntamente com a 15º e 19º Coordenadorias Regionais de Saúde.

O evento ultrapassou as expectativas, alcançando um público de cerca de 250 pessoas, entre alunos, entidades e representantes de vários municípios da região. Fazendo parte da programação, pela manhã a Escola Estadual Três Mártires de Palmeira das Missões sensibilizou o público com a apresentação do grupo de teatro Leia, trazendo como tema os tipos e dificuldades das pessoas com deficiências. Também pela manhã ocorreu a mesa redonda com as convidadas professoras Marta Julia Marques Lopes, da UFRGS, e Hernanda Tonini, do IFRS, com o tema “Pessoas com deficiência e dinâmicas familiares no contexto rural: resistência e saúde”.

Na parte da tarde os alunos da APAE de Palmeira das Missões levaram ao palco uma apresentação artística que emocionou o público, além da conferência ministrada pela professora Ana Luiza Muccillo Baisch, da FURG, abordando “O impacto dos Determinantes Sociais em Saúde na vida das pessoas com deficiência e suas famílias”.

O evento sensibilizou o público presente para uma maior atenção às pessoas com deficiência e suas famílias residentes em cenário rural, tendo em vista que se encontram distantes dos recursos coletivos de atenção social, de proteção e de assistência e a dificuldade de acesso e acessibilidade ao direito à saúde. Também, fomentou a reflexão sobre potencialidades de produzir cuidado com olhar sensível a essa realidade e pontuando a relevância de instrumentalização das equipes de saúde e da rede de atendimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFSM Palmeira das Missões