​Egressos do curso de Estatística têm pedido de patente depositado junto ao INPI

Os estatísticos Anabeth Radünz e Diego Ramos Canterle, alunos egressos do Curso de Bacharelado em Estatística da UFSM, tiveram pedido de patente de invenção depositada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A invenção é decorrente dos resultados do trabalho de conclusão de curso da aluna Anabeth, intitulado “Componentes principais sinalizadas com aplicação em processamento de imagens”, em colaboração com os demais inventores, Diego Ramos Canterle, também egresso da UFSM, Fábio Mariano Bayer, professor do Departamento de Estatística da UFSM e orientador do trabalho, e Renato J. Cintra, professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e co-orientador.

A invenção propõe um algoritmo/dispositivo computacionalmente eficiente para computar, de forma aproximada, a transformada de Karhunen-Loève (KLT). A KLT também é conhecida, no jargão da estatística, como Análise de Componentes Principais. A invenção pode ser utilizada em diversos padrões de compressão de imagem e vídeo atualmente utilizados, como JPEG e MPEG, quando há o interesse em reduzir o custo computacional associado. Com isso, padrões de compressão de imagens que utilizem o algoritmo proposto demandam menos energia, aumentando a autonomia da bateria de dispositivos portáteis, por exemplo.

Atualmente, Anabeth cursa o Mestrado em Estatística na UFPE, aprofundando as pesquisas em processamento estatístico de sinais. Diego é mestre em Engenharia Elétrica pela UFPE e atualmente trabalha como analista de dados na empresa CowMed, junto à Agittec da UFSM.

Mais detalhes sobre a invenção:

Título da invenção: Aproximação para a transformada de Karhunen-Loève com baixo custo aritmético com aplicações em compressão de imagens;

Inventores: Anabeth Radünz, Renato J. Cintra, Fábio M. Bayer, Diego Ramos Canterle;

Número do pedido – INPI: BR 10 2018 006344 8;

Data do depósito: 28/03/2018.