Polifeira do Agricultor seleciona novos feirantes

O projeto de extensão Polifeira do Agricultor, mantido pelo Colégio Politécnico da UFSM, está selecionando novos feirantes para compor as vagas do projeto. O objetivo da seleção é aumentar a diversidade de alimentos oferecidos à comunidade universitária e santa-mariense. As inscrições podem ser feitas, presencialmente, até o dia 6 de abril, de acordo com as orientações contidas em edital de seleção pública.

Podem candidatar-se às vagas disponíveis agricultores familiares ou cooperativas da agricultura familiar de Santa Maria e região que se comprometam a comercializar exclusivamente produtos de origem própria, e a participar das atividades de qualificação e acompanhamento contínuo promovidas pela equipe técnica do projeto. Além disso, a Polifeira priorizará, nesta seleção, produtores de arroz descascado; derivados de carne; leite e derivados; suco de uva ou outras frutas; flores, mudas florestais e plantas medicinais; frutas; mel e produtos apícolas; ovos; e produtos de cooperativa de agricultura familiar.

Como parte do processo seletivo, os produtores inscritos deverão participar de uma palestra de apresentação da Polifeira, que será realizada no dia 9 de abril, às 13h30, junto ao Colégio Politécnico. Em seguida, os candidatos receberão uma visita em suas propriedades, de modo que a comissão de seleção possa conhecer a realidade dos agricultores e sua condição para a participação. O resultado final será divulgado no dia 20 de abril, e a primeira participação na Polifeira está prevista para o dia 24 de abril.

Polifeira do Agricultor – Implantada em abril do ano passado, a Polifeira do Agricultor busca oferecer ao público consumidor uma alternativa saudável e acessível de alimentos produzidos pelos próprios agricultores, sob a supervisão técnica de profissionais e estudantes do Colégio Politécnico da UFSM. O projeto está voltado para o apoio da agricultura local, garantindo alimentos produzidos mais próximos das condições naturais, sem a presença de intermediários.

As edições da Polifeira acontecem todas as terças-feiras à tarde na Praça dos Bombeiros, na região central de Santa Maria, e às quintas-feiras à tarde no Campus Sede da UFSM, em Camobi.

Texto: Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor
Foto: Mirian Quadros