Universitários desenvolvem estudo com atletas do Futsal UFSM

Os universitários Bruno Tagliapietra Canabarro e Bruno Cesar Correa Arbiza, do curso de Fisioterapia, participaram do 9º Congresso Internacional de Fisioterapia em Porto Alegre nos dias 16 e 17 deste mês. Os acadêmicos apresentaram banner com o tema “Comparação bilateral e índice de simetria de testes funcionais em jogadores de futsal masculino”. O trabalho também teve participação de outro aluno que participa da equipe de futsal da Instituição, Gabriel Santini, e da professora Michele Forgiarini Saccol.

Bruno Canabarro integra a comissão técnica da equipe adulta da UFSM Futsal, que disputa a Série Bronze, e atua no atendimento aos atletas durante os treinos e os jogos. Bruno Correa desempenhou esta função em 2016.

O trabalho apresentado no Congresso Internacional de Fisioterapia é resultado do estudo comparativo da mobilidade de tornozelos, estabilidade dinâmica e desempenho em testes de salto com membro dominante e não-dominante. Os dados foram coletados nas avaliações funcionais feitas na pré-temporada da equipe no início de 2017. O estudo serve de parâmetro para avaliar fatores de risco e prevenir lesões nos elencos das equipes adulta e sub-20 da Universidade.