Projeto 5, 6, 7 e 8 oferece aulas gratuitas de dança moderna

A partir da próxima segunda-feira (25), pessoas interessadas em conhecer a dança moderna podem participar da oficina “Práticas modernas para um devir contemporâneo”, que ocorrerá das 17h às 19h, na Sala dos Espelhos, no Centro Didático e Artístico da Universidade Federal de Santa Maria. As aulas têm como objetivo oferecer noções básicas de dança moderna, a partir dos princípios de Martha Graham, e experimentar processos criativos.

A dança moderna surgiu na primeira metade do século passado. Exercícios técnicos foram sistematizados pelos seus criadores como Martha Graham, Lester Horton e José Limón. Martha fundou escola com seu nome e desenvolveu seu trabalho técnico a partir de uma profunda relação com a respiração.

Durante dez encontros, até 4 de dezembro, os alunos e alunas irão trabalhar exercícios técnicos a partir dos fundamentos de Martha Graham, e experimentar procedimentos de criação, culminando com a montagem de uma coreografia ao final do semestre.

A oficina faz parte do Projeto de Extensão 5, 6, 7 e 8, que tem por objetivo democratizar o acesso à dança na cidade de Santa Maria e propiciar aos estudantes dos Cursos de Dança – Licenciatura e Bacharelado – da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a oportunidade do exercício da docência, bem como da pesquisa em dança.

As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas no primeiro dia de aula.