Inscrições abertas para monitoria em projeto intercultural até 18 de setembro

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed) selecionam alunos de graduação interessados em atuar como monitores em projeto interculturais. As inscrições para os projetos desenvolvidos pela Caed podem ser feitas até as 12h do dia 18 deste mês.

As vagas são destinadas a acadêmicos da UFSM dos cursos de Direito, Engenharias, Odontologia e Pedagogia. Há também uma vaga para estudantes de qualquer curso que já tenham cursado, com bom aproveitamento, a disciplina de Fisiologia.

A atuação dos monitores consistirá em prestar auxílio acadêmico aos estudantes indígenas da UFSM em suas atividades de aprendizagem, como rotinas de aula, organização do estudo e uso de equipamentos de informática. O objetivo é minimizar barreiras sociais e culturais existentes, por meio do diálogo intercultural com a finalidade de ampliar a política de Ações Afirmativas da UFSM.

A monitoria é uma oportunidade para alunos de graduação se envolverem com a iniciação científica, a pesquisa e a docência precoce. Também é possível aprofundar temáticas como direitos humanos, ações afirmativas, estudos da diferença, multiculturalidade, relações étnico-raciais e ensino universitário.

A imersão teórico-prática nesses temas, proporcionada pela monitoria, pode oferecer subsídios para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos acadêmicos e embasar futuras especializações, mestrados e doutorados, bem como qualificar a atuação profissional e cidadã dos egressos.

O valor mensal da bolsa, referente a 20 horas semanais, é de R$ 250.

O Edital N. 057/2017-Prograd, bem como futuros adendos e homologações, pode ser acessado no site da Prograd.

Dúvidas podem ser sanadas pelos e-mails nucleodeacoesafirmativas@ufsm.br e copa.prograd@ufsm.br, além dos telefones (55) 3220-8187 e 3220-9622.