A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, em conjunto com diversas entidades, lançou no dia 23 de março o projeto Educação sem Machismo, com o Seminário Estadual de Capacitação “Escola de Desprincesamento: Formando Educadores, Educadoras e Estudantes para uma Escola sem Machismo”.
O seminário será realizado na UFSM campus Santa Maria nesta sexta-feira (15), às 8h, no Espaço Multiuso. A UFSM, por meio do Centro de Educação, é apoiadora do evento, que busca fazer de escolas e universidades um espaço de formação sem preconceitos e estereótipos de gênero.
As palestrantes serão a deputada estadual Manuela D’Ávila,procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa; a professora Valeska Fortes de Oliveira, do Centro de Educação da UFSM; e Laina Toledo, representante do DCE da UFSM.
Conteúdo programático do seminário:
– Apresentação de experiências de educação sem machismo: “Escola sem Machismo” e o projeto “O valente não é violento” (ONU) , o Desafio da Igualdade (Plan Brasil) e Meninas na Ciência e Meninas Olímpicas (UFRGS);
– A educação não sexista como base para a equidade entre homens e mulheres e o combate à violência: gênero e diversidade na escola e educação pela igualdade nos municípios.