​Pianistas da UFSM vão inaugurar piano Steinway em concerto no Centro de Convenções

Cinco pianistas, vinculados ao Departamento de Música da UFSM, subirão ao palco do Centro de Convenções nesta quarta-feira (5) para inaugurar o piano de cauda da marca Steinway & Sons. O espetáculo, que integra o programa cultural de inauguração do Centro de Convenções, inicia às 19h e é aberto a toda comunidade, com entrada franca.

A professora Silvia Hasselaar irá abrir o concerto com duas composições de Alberto Nepomuceno e Heitor Villa-Lobos. Em seguida, o professor Daniel Morales executará uma canção própria, intitulada “Piazzollando”. As professoras Claudia Deltregia e Vera Vianna darão sequência ao espetáculo com obras de Ernesto Nazareth e Robert Schumann, e Sergei Rachmaninoff, respectivamente. O pianista e diretor geral do espetáculo, Taiur Fontana, fecha o concerto executando uma composição de Franz Liszt.

O piano – Reconhecidos mundialmente pela
qualidade e atenção aos detalhes, os pianos da marca Steinway & Sons são
fabricados na Alemanha enos Estados
Unidos (o adquirido pela UFSM foi fabricado nos Estados Unidos). Os
instrumentos da marca não possuem componentes plásticos, tendo 85% de
sua composição em madeira. O
modelo D adquirido pela Universidade é o principal modelo utilizado em grandes
concertos, presente nas melhores salas e teatros do mundo todo, sendo o preferido entre renomados
pianistas.

Piano tem 2,74 metros de comprimento. Crédito foto: Mariana FloresO piano tem 2,74 metros de
comprimento – dimensão que o torna o maior modelo de piano existente no
mercado. A extensão do instrumento, que o diferencia de outros modelos, se deve
à caixa de ressonância, a popular cauda, que é maior, abrigando cordas mais
longas, capazes de gerar maior potência de som, o suficiente para “encher” uma
grande sala como o Centro de Convenções.

Ingressos – O Concerto de Piano será aberto a toda a comunidade, com entrada franca. Na ocasião, a organização do evento estará recebendo doações de agasalhos e alimentos não perecíveis, que serão repassados às comunidades atendidas por meio das ações sociais desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade.

Na ocasião, a organização do evento vai receber doações de
agasalhos e alimentos não perecíveis, que serão repassados às comunidades
atendidas pelas ações sociais desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor