1º Simpósio Internacional em Gestão Pública e ​Semana do Servidor

O 1º Simpósio Internacional em Gestão Pública, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP), e a Semana do Servidor Público, promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), acontecem desta segunda (24) até quarta-feira (26).

O simpósio, que terá como temas “inovação, transparência e valorização do servidor”, é voltado ao público acadêmico e também à comunidade em geral. Na programação constam diversas atividades, entre elas a palestra “O papel das universidades públicas na gestão pública integrada”, a ser ministrada pelo vice-reitor da Universidade Nacional del Este, Osvaldo Caballero; a palestra “Governo aberto e transparência”, com o representante da Controladoria Geral da União (CGU), Cláudio Marques Corrêa; o minicurso “Ferramentas digitais de pesquisa do IBGE”, com Ademir Barbosa Koucher; a mesa sobre “Políticas públicas esportivas”, com Givago Ribeiro e Lisete Frohlich; e apresentações temáticas dos trabalhos do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas, entre outras. O evento também irá debater assuntos como a PEC 241 e Reforma da Previdência. Confira a programação completa.

O professor do PPGOP Gilberto Martins Santos destaca a importância do evento neste momento de reestruturação do programa. “O simpósio é uma das primeiras ações necessárias para que o conhecimento gerado pelo programa seja disponibilizado em benefício da gestão pública”, afirma.

Já o coordenador do PPGOP, Breno Augusto Diniz Pereira, salienta que a administração pública difere da privada devido à preocupação com o bem comum, e o simpósio irá apresentar ferramentas de gestão desenvolvidas no curso, por meio do lançamento oficial da revista “Práticas de administração pública” e do livro “Ensaios acadêmicos de administração universitária e gestão pública”. “Para ser melhor gerenciado, o Estado precisa de ferramentas, e este é o nosso papel”, afirma Breno.

Os participantes também poderão assistir a sessões especiais no Planetário, realizar tour guiado pelo campus, visitar o Jardim Botânico e participar de mostra de fotografia e de artes.

Confira mais informações sobre o 1º Simpósio Internacional em Gestão Pública e a Semana do Servidor Público, que também terá atividades no campus de Frederico Westphalen, no site dos eventos.

Os eventos contam com apoio do CCSH, CAL, CT, CE, Reitoria, Apusm e Sedufsm.