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​CPA divulga índices de participação de alunos na pesquisa de Avaliação Docente



A Comissão Própria de Avaliação (CPA) apresenta à comunidade
acadêmica da UFSM dados relativos à participação dos alunos no preenchimento do
instrumento de Avaliação Docente aplicada entre os dias 16 de junho e 15 de
julho deste ano. A pesquisa foi aplicada de forma experimental, a fim de
possibilitar a participação dos professores e alunos no aprimoramento do
instrumento em consulta realizada de 21 de julho a 19 de agosto. Os índices de
participação podem ser consultados nos links ao final da notícia.

A intenção da CPA é realizar ações de
sensibilização para a próxima aplicação do instrumento, que será
disponibilizado aos estudantes a partir da metade do 2º semestre de 2016. As
datas ainda não estão definidas

A Avaliação Docente pelo Discente é conduzida
pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pelas Comissões Setoriais de
Avaliação (CSA), com o apoio da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação
Institucional (Coplai), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). Tal
processo busca, por meio dos resultados da avaliação, garantir que as necessidades
elencadas pelos estudantes sejam contempladas no planejamento de ações de
melhoria nos cursos. Além disso, os resultados devem servir de subsídio aos professores
para que possam refletir sobre a prática pedagógica.

Ainda no mês de setembro, os professores
poderão acessar, no Portal do RH, os resultados da Avaliação
Docente, disponibilizados em relatório geral e classificados por disciplina
ministrada ao longo do primeiro semestre de 2016. Em outubro, a comunidade acadêmica
terá acesso aos resultados gerais da Avaliação Docente agrupados por unidade de
ensino e por curso oferecido.

A resolução N° 009/2015 regulamentou,
no âmbito da UFSM, a estrutura e o funcionamento da CPA. Ela foi motivada por
exigência prevista na Lei N°10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A legislação trouxe, como atribuições
da CPA, a condução dos processos internos de avaliação da instituição, de
sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), bem como o dever de
estabelecer as diretrizes para a constituição e o funcionamento, por unidade
universitária, de subcomissões de avaliação setorial.

Índices de participação:

Nível de Graduação – modalidade presencial e ensino a distância (EaD)

Nível Médio

Nível Técnico – modalidade presencial e EaD

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