Com o intuito de recuperar a memória de Adelmo Genro Filho, jornalista formado na primeira turma de Jornalismo da UFSM e um dos responsáveis por enquadrar o jornalismo como campo de conhecimento no Brasil, alunos do curso de Jornalismo da UFSM realizaram o documentário “Um gesto que se fez: a luta e a obra de Adelmo Genro Filho”.
Após gravações em Santa Maria, Florianópolis e Porto Alegre, o documentário foi finalizado. Com cerca de 1h, conta a trajetória de Adelmo Genro Filho, tentando evidenciar a importância que sua atuação política e suas reflexões filosóficas tiveram na sua carreira enquanto jornalista, docente e pesquisador.
O lançamento do documentário será nesta quarta-feira (4), às 19h, no auditório da antiga Reitoria, no centro. Após a exibição, acontecerá um debate sobre a obra de Adelmo com o professor Felipe Simão Pontes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que, em 2015, lançou o livro “Adelmo Genro Filho e a Teoria do Jornalismo”, fruto de sua tese de doutorado, sobre os principais aspectos e sobre a repercussão da obra de Adelmo.
A entrada é gratuita e serão emitidos certificados posteriores. O lançamento será aberto à comunidade interessada.