A equipe de competição de robótica Taura Bots da UFSM conquistou o 3° lugar na XIV Competição Americana de Robótica Latina e XIII Competição Brasileira de Robótica, que ocorreu entre os dias 28 de outubro e 1° de novembro, em Uberlândia, Minas Gerais. Mais de 1700 pessoas, entre participantes, professores e pesquisadores de diferentes países, estiveram no evento.
A Taura Bots competiu, com sete equipes, na categoria “Liga Humanóide” – destinada a partidas de futebol entre robôs autônomos com anatomia análoga ao corpo humano e sentidos análogos aos humanos. Faltou apenas um gol para a equipe alcançar o primeiro lugar. A partida acabou empatada e a disputa ocorreu nos pênaltis. Na competição, os robôs alcançaram maior estabilidade, pois o campo era de carpete. Mesmo assim não foi possível evitar os danos das quedas do robô Juarez.
O foco da Taura Bots agora é a captação de recursos para consertar os robôs Bender e Juarez, que sofreram algumas quedas nas últimas competições. O grupo ainda não obtive verba para fazer os reparos e atualizações.
Em dezembro, a equipe pretende finalizar a fabricação de um robô maior, para avançará nas pesquisas para ajudar o ser humano em tarefas diárias, além de aprimorar as técnicas para as demais competições. Em 2016, a Taura participará do Mundial de Robótica, em Leipzig, na Alemanha.