Livro de professor do Departamento de Química teve lançamento na UFSM

Professor Hugo Tubal Schmitz Braibante

Na quinta-feira (16), no auditório do prédio 13-B, campus da UFSM, houve o lançamento do livro “Química Orgânica – um curso experimental”, de autoria do professor Hugo Tubal Schmitz Braibante, do Departamento de Química do CCNE.

O evento contou com a presença do vice-reitor da UFSM, professor Paulo Bayard, da pró-reitora de Graduação, professora Martha Adaime, da diretora do CCNE, professora Sonia Cechin, da sub-chefe do Departamento de Química, professora Paola de Azevedo Mello, servidores docentes e técnico-administrativos, alunos da instituição e familiares do autor.

Para a pró-reitora de Graduação, também professora do Departamento de Química, o livro é uma grande contribuição aos cursos dessa área, da UFSM e demais instituições do país. “Até hoje, não tínhamos um livro que tratasse, dessa maneira, com esse enfoque que o professor Hugo traz, que é o de se preocupar com a quantidade de resíduos gerados, com a facilidade do entendimento do aluno nas práticas experimentais da disciplina”, ressaltou.

Este foi o segundo lançamento do livro – o primeiro ocorreu em maio, durante a reunião anual da Sociedade Brasileira de Química. Porém, foi de extrema importância para o autor. “A minha casa é a UFSM. O lançamento pessoal e profissional foi aqui, pois esse é um ambiente rodeado por colegas e pela família, pessoas que acompanharam minha caminhada dentro da Química; a Universidade foi onde estudei em todos os níveis”, destacou.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do CCNE