​Editora UFSM foi anfitriã da 28ª Reunião da Abeu

Evento foi realizado na Apusm

Terminou nessa quinta-feira (7) a edição de 2015 da reunião da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), que aconteceu na Associação dos Professores Universitários de Santa maria (Apusm). O evento, que em 2015 chegou a sua 28ª edição, começou na terça-feira (5) e teve a Editora UFSM como anfitriã.

O evento contou com a presença de editores, pesquisadores, docentes, servidores de editoras universitárias de todo país. Durante três dias, foram debatidas questões sobre gestão, os desafios, as inovações dentro do mercado editorial.

Reitor participou da abertura do evento

No primeiro dia, o reitor da UFSM, Paulo Burmann, o coordenador-geral do evento e diretor da Editora UFSM, Daniel Arruda Coronel, e o presidente da Abeu, João Carlos Canossa, fizeram a cerimônia de abertura. À noite, houve uma palestra com Roberto Romando da Silva, professor titular da MS6 da Universidade Estadual de Campinas, intitulada “Do Renascimento aos nossos dias, as letras e suas formas”.

Na quarta-feira (6), às 9h, a professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Wrana Maria Panizzi, e o coordenador-geral do Sistema de Educação Continuada à Distância (Secad), Geraldo Francisco Huff, participaram da mesa “Planejar uma Editora Universitária”, com mediação de Rudi Weiblen, professor titular da UFSM.

Pela tarde, os participantes foram divididos de acordo com as cinco regiões brasileiras, a fim de trocar experiências entre as editoras próximas entre si e eleger um representante para atuar em nível nacional.

Evento foi realizado na Apusm

A programação seguiu com o relatório de gestão e balanço econômico do biênio 2013-2015, presidido por João Carlos Canossa, da Editora Fiocruz, da Fundação Oswaldo Cruz. Com o término do mandato, uma nova eleição foi realizada e a presidência passou para Marcelo di Renzo, responsável pela Editora Universitária Leopoldianum, da Universidade Católica de Santos.

Na quinta-feira (7), o evento levantou importantes debates na mesa “Marketing, marketing editorial e livro universitário”, com o diretor comercial de produtos e soluções do Grupo A, Bruno Weiblen; o fundador e diretor da Capítulo Sete, Fernando Quaglia; a coordenadora do programa de livros didáticos da FGV-RJ, Marieta Ferreira; e o consultor na área de Administração Fernando Luce, mediada pelo diretor da Editora UFSM, Daniel Coronel.

A mesa de encerramento, sobre ações políticas para o livro e o leitor, contou com a participação do vice-presidente de Comunicação da Associação Brasileira de Difusão de Livro (ABDL), Diego Drumond e Lima; do diretor-presidente da Associação Nacional das Livrarias (ANL), Afonso Martins; do presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) 2015-2017, Luís Antonio Torelli; e da presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre), Raquel Menezes, mediada por Marcelo Di Renzo.

Por voto de aclamação de todos os presentes, ainda na quarta-feira decidiu-se que a 29ª edição do evento acontecerá na cidade de Viçosa, em Minas Gerais, sendo sediada pela Editora Federal de Viçosa, que completará 20 anos de atuação no mercado editorial em 2016.

Texto e fotos: Germano Molardi e Tainara Liesenfeld, acadêmicos de Jornalismo, bolsistas da Agência de Notícias