Orquestra Sinfônica leva o projeto Concertos Didáticos à Feira do Livro

Apresentação da orquestra na Feira do Livro de 2014

Nesta sexta-feira (8), a Orquestra Sinfônica de Santa Maria estará na Feira do Livro com o projeto Concertos Didáticos em duas sessões: às 15h30min (apresentação voltada às escolas municipais e projetos sociais) e às 19h, para o público em geral. A entrada é franca.

Na sua 6ª edição, a Orquestra apresenta canções folclóricas infantis brasileiras. Marcha Soldado, Ciranda Cirandinha, Cai cai Balão, entre outras canções que, passadas de geração em geração, preservam uma herança cultural regional.

O projeto acontece desde 2010 e visa incentivar a prática musical e oportunizar o contato com a música a jovens estudantes, que, geralmente, não frequentam as salas de concertos. Também proporciona um evento único e exclusivo onde o público aprende mais sobre os instrumentos musicais que compõem uma Orquestra Sinfônica e obras populares de compositores famosos.

Neste ano, a Orquestra leva seu repertório para a Praça Saldanha Marinho com apresentação da diversidade de instrumentos de sopro e de percussão juntamente com o naipe de cordas. Para se tornar mais didático, os músicos irão vestir camisetas coloridas com a finalidade de diferenciar os naipes proporcionando um melhor aprendizado da sonoridade dos instrumentos de uma forma divertida.

O regente será o professor Marco Antônio de Almeida Penna, com a participação dos atores da Companhia de Teatro Saca-Rolhas Camila Borges e Luciano Gabbi. Os arranjos das obras são dos acadêmicos e recém-formados do curso de Música – Bacharelado em Composição da UFSM.

O projeto é promovido pela UFSM e pela Prefeitura de Santa Maria/Secretaria de Município da Cultura, numa realização da Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria, com a produção executiva da Chilli Produções Culturais e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da Orquestra