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UFSM tem três novos cursos de mestrado aprovados pela Capes



A UFSM
teve três novos cursos de mestrado aprovados pela Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): o mestrado acadêmico em Educação Profissional
e Tecnológica, proposto pelo Ctism, com conceito inicial 4; o mestrado
acadêmico em
Reabilitação Funcional, proposto pelo CCS, com conceito
inicial 3; e o mestrado profissional em Políticas Públicas
e Gestão Educacional, com conceito inicial 3. Anteriormente, a Capes já havia
aprovado o curso de doutorado em
História, com conceito 4, e o de Engenharia de Processos, conceito 4.

Segundo o coordenador
de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), José
Fernando Schlosser, como a aprovação interna é feita na fase de proposta na
instituição, a partir da aprovação da Capes os novos programas já estão
autorizados a proceder na seleção de alunos e iniciar as atividades, bastando,
para isto, fazer o registro interno, aderindo ao
sistema administrativo da instituição.

A PRPGP atua na
assessoria aos proponentes dos cursos e na aplicação da política de pós-graduação
da UFSM. Também faz funcionar todo o processo de avaliação e aprovação interna,
por meio de seu comitê assessor. “Sem dúvida, crescer em número é
interessante e nos qualifica perante as outras instituições brasileiras. Também
é importante aumentar a capacidade de formação de recursos humanos em áreas que
hoje a UFSM não está atuando. Particularmente, nestes novos programas se espera
que aglutinem docentes e discentes que não estavam inseridos no sistema de pós-graduação
e possam produzir para a sociedade, resolvendo problemas especificamente
ligados às áreas em que atuam”, destaca Schlosser.

Conheça mais sobre os novos cursos:

Mestrado acadêmico em Reabilitação Funcional (CCS)

Segundo o Ministério da Educação, em junho de 2014 no Brasil, estavam em atividade 1.255 cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado), 572 de Fisioterapia, 103 de Fonoaudiologia e 72 de Terapia Ocupacional. Destes, estão em atividade no RS 83 cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado), 32 de Fisioterapia, sete de Fonoaudiologia e cinco de Terapia Ocupacional. Na cidade de Santa Maria, existem quatro cursos de Educação Física (dois de bacharelado e dois de licenciatura), três de Fisioterapia, um de Fonoaudiologia e dois de Terapia Ocupacional. Estes cursos formam um grande número de profissionais das quatro subáreas que compõem a área Educação Física da Capes, os quais poderão ser beneficiados com a criação de um novo curso de mestrado, neste campo de saber, na região central do estado. 

A grande demanda de graduados e especialistas tem encontrado na escassez de cursos de pós-graduação um forte obstáculo para ampliar os seus estudos voltados para a reabilitação funcional. Isto é evidenciado pelo fato de que o único curso de pós-graduação stricto sensu no estado do RS, oferecido por instituição pública localizada em Porto Alegre e com enfoque em reabilitação, vem apresentando grande procura de candidatos e disponibilidade de vagas para menos de 50% dos inscritos. Assim, é notável o acúmulo de profissionais interessados em ingressar em cursos de mestrado voltados à temática da reabilitação, mas que, provavelmente, adiam ou abandonam o processo de formação continuada, mudam os seus interesses de pesquisa ou procuram cursos com outros enfoques.

Com relação aos principais aspectos para o desenvolvimento de novas propostas de ensino em pós-graduação, voltadas à funcionalidade humana, o modelo indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), denominado Classificação Internacional de Funcionalidade, vem sendo adotado para descrever, avaliar e medir a saúde e a incapacidade, tanto a nível individual quanto populacional. Neste contexto, a criação do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação Funcional, inicialmente em nível de Mestrado, contemplará a abordagem preconizada pela OMS e, principalmente, oportunizará a formação de docentes e pesquisadores dentro dessa temática atual.

Além disso, o Programa de Pós-Graduação em Reabilitação Funcional está em consonância com as metas de expansão da pós-graduação na UFSM e com as estabelecidas pela Direção do CCS, pela Pró-Reitoria de Administração e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Estas envolvem a criação de novos programas de pós-graduação, ampla distribuição de recursos para a implantação e qualificação tecnológica de laboratórios, aumento do acervo bibliográfico, admissão de novos docentes e servidores técnico-administrativos e permanente adequação dos espaços físicos.

Esta proposta é constituída pela área de concentração Avaliação e Intervenção em Reabilitação Funcional e as suas duas linhas de pesquisa, Processos de avaliação e intervenções em reabilitação cardiorrespiratória e metabólica e Processos de avaliação e intervenções em reabilitação musculoesquelética e neurofuncional, que se relacionam diretamente com os projetos e os grupos de pesquisa aos quais os docentes estão inseridos. Os principais grupos, todos eles certificados pela UFSM, que englobam pelo menos dois docentes cada, são os seguintes: 1) Grupo de pesquisa em fisiopatologia e reabilitação; 2) Disfunções físico-motoras, 3) Desenvolvimento motor; 4) Grupo de estudos da postura corporal; 5) Biomecânica. Todos estes grupos de pesquisa contam com a participação ativa de alunos da graduação e pós-graduação. Dos 13 professores permanentes cadastrados nesta proposta, todos possuem regime de trabalho de 40 horas, com dedicação exclusiva à instituição, e experiência na orientação de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de graduação e/ou especialização. Destes, nove são orientadores nos seguintes programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu: PPG em Ciências da Saúde (Mestrado Profissional; dois docentes), PPG em Educação Física (um docente), PPG em Distúrbios da Comunicação Humana (três docentes), PPG em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (um docente), PPG em Ciências Farmacêuticas (um docente) e PPG em Gerontologia (um docente), todos da UFSM; um docente orienta no PPG em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande. 

Além disso, nove docentes estão ou já foram contemplados em editais de fomento externo da Capes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e/ou de outros órgãos. Essas características atribuem a este conjunto de pesquisadores, a carga horária necessária e experiência acumulada em atividades de pós-graduação, além de demonstrar o potencial para captação de recursos à pesquisa.menciona que o elevado número de matrículas em cursos de graduação indica que, mesmo em locais com alta concentração de programas de pós-graduação, a oferta de vagas ainda é deficitária quando comparada às demais áreas que compõem a grande área da saúde. Logo, mesmo nas regiões Sul (27% dos cursos) e Sudeste (58% dos cursos) a demanda ainda é elevada e novos cursos de pós-graduação são desejáveis.

Portanto, se identifica a viabilidade e a importância da criação deste programa de pós-graduação pelas seguintes condições: 1) demanda elevada de educadores físicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais com grande interesse na temática da reabilitação funcional; 2) dispor da infraestrutura compatível à proposta; 3) possuir professores qualificados que coordenam e/ou integram projetos de pesquisa com enfoque em reabilitação funcional; 4) representar uma instituição pública, gratuita, de qualidade e comprometida com as necessidades da população.

Mestrado acadêmico em Educação Profissional Tecnológica (Ctism)

Trata-se de um Projeto de Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico cujo locus é o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e realizado em regime de mútuo comprometimento com o Instituto Federal Farroupilha, com sede em Santa Maria e com o Centro de Educação da UFSM. O referido projeto se insere na área Interdisciplinar, Câmara Temática II: Sociais & Humanidades (Capes).

O seu objetivo específico é o de dar continuidade à formação pedagógica e científica para profissionais graduados em nível superior provenientes das mais diversas áreas do conhecimento, capacitando-os para a pesquisa e a docência na área da Educação Profissional e Tecnológica, Inovação Tecnológica e de Gestão de escolas de formação profissional, isto é, estabelecer um ponto de interação entre a pesquisa, a docência, a inovação tecnológica e a gestão com vistas à educação politécnica.

Apesar das consequências decorrentes de ações de governos federais que apresentaram, historicamente, diferentes concepções de Estado, de Ensino e de Pesquisa Científica, durante a sua existência a UFSM teve e tem como objetivos buscar, no limite de suas possibilidades, em função das políticas de Estado e governamentais aludidas, uma educação que se paute pela mentalidade científica, técnica, tecnológica e cultural autônoma a fim de viabilizar, em sua plenitude, o desenvolvimento da criatividade e do espírito crítico de seus milhares de alunos. Entende-se por mentalidade científica a caracterização da ciência como um fazer metódico, racional e intencional destinado a produzir resultados novos e inovadores com vistas não somente à aplicabilidade imediata, mas também para promover o conhecimento do universo, das relações humanas, da sua corporeidade psicossomática e de sua forma de agir no mundo.

A UFSM busca produzir o conhecimento necessário à transformação social; busca formar seres humanos cultural, social e tecnicamente capazes, bem como intenta promover uma relação dialética entre o ser humano e o meio ambiente. Para tanto, dentre outros, são objetivos do Projeto Político-Pedagógico da Instituição, explicitar a identidade institucional por meio de ações político-educacionais que se revelem coerentes com o enfrentamento das contradições mediante propostas de pesquisa e ensino que contemplem uma formação crítica em todos os seus diferentes níveis de ensino, ou seja, ensino médio e profissionalizante, graduação e pós-graduação. Pretende, consequentemente, instaurar um processo contínuo de reflexão sobre o seu modo de ser enquanto universidade pública que lhe permita justificar-se publicamente por intermédio de ações desenvolvidas por todos aqueles que estão comprometidos com a formação de profissionais capazes de posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais; analisar os processos de ensinar, aprender, pesquisar e avaliar, a fim de compreender, de forma ampla e consistente, o fenômeno educativo e a sua prática.

Diante desses desafios, pode-se perceber que o desenvolvimento profissional individual e dos coletivos sociais, continua sendo uma questão central da contemporaneidade que emerge do contexto da sociedade caracterizada por classes sociais antagônicas e em permanente conflito e que, portanto, necessita ser enfocada. De acordo com a superestrutura ideológica a questão do conflito de interesses das classes sociais antagônicas não seria mais o ponto central das discussões. No seu lugar se propõe a discussão sobre a chamada sociedade do conhecimento que é definida como a era em que o ser humano está em aprendizagem constante. Portanto, para a superestrutura ideológica, o conhecimento dito flexível, aberto, dinâmico e abrangente passou a ser o seu principal capital, sendo qualificado como polivalente para que possa servir aos seus objetivos em diferentes contextos, em detrimento da força de trabalho humana alocada na produção. Ocorre, porém, que por um lado, especialmente na chamada civilização ocidental, o que não exclui outras civilizações, mas apenas identifica a civilização à qual nós pertencemos, o conhecimento sempre foi aberto, flexível, dinâmico e, principalmente, crítico a partir de sua emergência na Grécia por volta do século sexto antes de nossa era. 

Por outro lado, apesar das características críticas daquele conhecimento emergente, modos de civilização fechados continuaram a existir e para eles, o conhecimento pertencia às castas sapienciais sagradas, pois era isso que as mantinha no poder. Pode-se afirmar, portanto, que sempre houve graus diferenciados de conhecimento, isto é, sempre houve um conhecimento dito complexo e um conhecimento dito popular. A produção e a apropriação do conhecimento complexo por parte dos grupos sociais hegemônicos fez deles os proprietários dos meios de produção (especialmente das terras produtivas) e, historicamente, lhes permitiu o controle político e econômico da maioria das populações. O conhecimento complexo estava a serviço das guerras de conquista e da manutenção do poder. O conhecimento popular prestava-se, historicamente, aos trabalhos produtivos de camponeses e artesãos. Com o advento da ciência que marca a Idade Moderna, houve uma alteração no controle e na aplicação do conhecimento, ou seja, conhecer passou a significar intervenção produtiva na natureza.

Mestrado profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional

O currículo está organizado em três núcleos articulados entre si, tem a finalidade de promover a interlocução entre os professores e os estudantes, através dos projetos de pesquisa aplicada desenvolvidos na diversidade 1 of 215 de contextos inter-relacionados a Educação Básica, a destacar: redes e sistemas de ensino e respectivos contextos educativos. O Núcleo Básico pretende promover a formação de base, com conotação científica, voltada para o estudo teórico-prático, o posicionamento crítico-reflexivo e a compreensão da inter-relação administrativo-financeira-pedagógica das políticas públicas na e da gestão educacional/escolar. O estudante deverá cursar, no mínimo, duas disciplinas obrigatórias (6 créditos) das quatro oferecidas neste núcleo.

O Núcleo Integrador constitui-se no momento em que o estudante irá desenvolver processos de pesquisa aplicada, com vistas a promover a articulação entre o conhecimento e os saberes teórico-práticos a partir da visão diagnóstica, da análise e da ação docente no âmbito da linha de pesquisa escolhida. Objetiva a reflexão, a elaboração e o desenvolvimento de produtos qualificados, através da pesquisa e da atuação/intervenção estratégica em diferentes âmbitos da gestão educacional e/ou escolar.

O aluno deverá cursar, no mínimo, três disciplinas obrigatórias (7 créditos), oferecidas nas respectivas linhas de pesquisa do curso, de maneira a garantir estudos ancorados na investigação-ação acerca da prática profissional na educação básica: Na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica(LP1) as disciplinas pretendem articular os projetos de pesquisa dos estudantes com as discussões teórico-metodológicas acerca da gestão e respectivas políticas educacionais, repercutindo na produção conhecimentos/recursos/materiais que possam subsidiar/articular/dar consecução a programas/projetos/planos institucionais nas redes/sistemas de ensino e respectivos contextos educativos.

Na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2) as disciplinas pretendem repercutir em conhecimentos/produtos que possam subsidiar/articular/dar consecução a programas, projetos e planos de trabalho/ensino e aprendizagem e/ou materiais/recursos didático-pedagógicos correlacionados a qualidade da gestão pedagógica e inovação no que concerne aos diferentes sujeitos e contextos educativos.

O Núcleo de Aprofundamento vincula-se a um rol de disciplinas organizadas por tópicos específicos que tratam de temas relacionados as especificidades das duas linhas de pesquisa, caracterizadas pela complexidade dos contextos educacionais, que poderão provocar a proposição de novas disciplinas e seminários que se fizerem pertinentes as temáticas emergentes dos projetos de pesquisa apresentados pelos estudantes, responsáveis por retroalimentar a organização curricular do referido curso. Desta forma, o estudante poderá escolher tantas disciplinas quantas possam contribuir para o desenvolvimento do seu trabalho final (produto), considerando a necessidade de atingir o mínimo de oito créditos, totalizando os vinte e cinco créditos exigidos para o Mestrado Profissional.

A matrícula nas disciplinas de Seminário de Orientação I e Seminário de Orientação II é obrigatória, computando dois créditos cada, total de quatro créditos, a quais deverão se cursadas nos dois últimos semestres do curso, sob a coordenação do professor orientador. São disciplinas as quais o aluno deverá desenvolver e consolidar os propósitos do seu projeto de pesquisa-ação. Será exigida no mínimo uma Língua Estrangeira Moderna, cujo comprovante deverá ser apresentada até a qualificação, prevista para até 18 meses dentro dos 24 meses do curso.

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