Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sedufsm lança livro e homenageia Suze Scalcon



A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) promove na próxima terça-feira (14), às 18h, o ato de lançamento do livro “Caminhos à gestão de políticas públicas: vivências em gênero e raça”. A obra tem como organizadoras a professora de Enfermagem da UFSM, Maria Celeste Landerdahl (diretora da Sedufsm) e a também professora da UFSM, Adriane Roso (Psicologia). Durante o evento será feita uma homenagem especial a Suze Scalcon, ex-vice-presidente da Sedufsm, falecida em 30 de janeiro deste ano. Neste dia 14, Suze estaria de aniversário.

Conforme uma das organizadoras da publicação, Maria Celeste Landerdahl, a obra é uma coletânea de “vivências, lembranças e emoções que transformam relatos e narrativas em fontes que guardam a memória de um tempo. Agrega fragmentos escritos de docentes, tutoras e cursistas do curso de Atualização EaD ‘Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça’, executado pelo Núcleo de Estudos Mulheres, Gênero e Políticas Públicas (NEMGeP) da UFSM”.

Para as organizadoras, o livro representa um “enorme desafio”, pois significa “contar a experiência de um curso que tenta, pela primeira vez no país, sensibilizar e capacitar sujeitos para a elaboração de políticas públicas a partir de diferentes olhares sobre as desigualdades de gênero e raça”. Esse desafio, segundo as professoras, ainda é maior pelo fato de o curso ter sido mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TLC), em companhia da educação virtual.

Na avaliação de Celeste e de Adriane, em um país como o Brasil, onde as “injustiças sociais invadem diferentes territórios e dificultam a participação das mulheres no processo de formação, a educação virtual é um recurso importante para alavancar o empoderamento das mesmas”.

Homenagem

Em um livro marcado pelo traço feminino e feminista, já na página três apresenta a dedicatória a uma pessoa que tinha tudo a ver com a luta das mulheres: Suze Scalcon. Maria Celeste Landerdah escreveu cerca de 20 linhas, um agradecimento público como forma de homenageá-la. Diz entre outras coisas:

“Grata pela sensibilidade e afeto…pelo teu quase imperceptível ‘fica bem’ nas despedidas. Obrigada por marcar de forma tão profunda a vida de quem contigo conviveu, mesmo que por pouco tempo…Grata por estar conosco neste momento e…fica bem!”

Texto: Fritz R. Nunes, da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-20197

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes