A Universidade Federal de Santa Maria é uma das instituições apoiadoras da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A professora Luciane Gobbi Tonet, do Departamento de Matemática, da UFSM, é a coordenadora regional da OBMEP, que, neste ano, chega a décima edição. Além dela, um grupo formado por professores de Matemática é responsável pela correção das provas. Também há o envolvimento de professores e alunos como fiscais da provas e coordenadores nos centros de aplicação. A segunda etapa da Olimpíada acontecerá no dia 13 de setembro, às 14h30min.
Segundo a professora Luciane Tonet, participar da coordenação regional da OBMEP é bastante satisfatório. “Para que tudo ocorra bem, tenho o auxílio dos alunos do curso de Matemática da UFSM. Nosso trabalho é recompensado pela alegria e dedicação de cada medalhista a cada edição do evento”, comenta.
Em relação à correção, a professora explica que o grupo é formado por seis a oito professores e que o trabalho pode durar até 20 dias. Em 2013, a equipe teve de corrigir 2700 provas.
Premiação
Neste ano, a OBMEP premiará alunos, professores, escolas e secretarias municipais de
educação. A premiação é baseada exclusivamente no resultado das provas da segunda fase.
Serão concedidos aos alunos: 500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata, 4.500 medalhas de bronze, totalizando 6.500 medalhas; até 46.200 certificados de Menção Honrosa.
Programa de Iniciação Científica Jr.(PIC)
Aos 6.500 alunos premiados na OBMEP 2014 com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em escolas públicas em 2015, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). A participação no PIC dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq. A estrutura e o planejamento do programa serão definidos e divulgados no início de 2015.
Programa de Iniciação Científica e de Mestrado (PICME)
Os medalhistas de ouro, prata ou bronze de qualquer edição da OBMEP, regularmente matriculados no ensino superior, poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado
(PICME) oferecido por diversas Instituições de Ensino Superior. Mais informações estão disponíveis na página. Os professores de alunos premiados concorrem a prêmios como tablets, diplomas e assinatura anual da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM). Além disso, os professores premiados serão convidados a participar do fórum virtual do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da OBMEP.
As escolas premiadas concorrem a prêmios como kits esportivos, material didático e troféus.
Em cada estado serão concedidos troféus para as duas secretarias municipais que obtiverem a maior pontuação, totalizando 52 secretarias
municipais.
O regulamento completo de premiação está disponível no site da OBMEP.