Oportunidade de Formação Pessoal

A Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria convida professores de nível superior a ingressarem no “Programa de Formação Docente”. As inscrições estão abertas para o curso de módulo II, a ser realizado no 2º semestre de 2014. Coordenado pela pedagoga Venice Teresinha Grings,o Programa tem como finalidade oferecer formação pessoal e profissional a docentes de todos os centros e áreas da Universidade.

São destacados quatro objetivos principais a serem alcançados pelo Programa:

* compreender a complexidade e a dinamicidade do trabalho docente, por meio do qual se constrói e reconstrói o fazer pedagógico e seu conhecimento da realidade educacional;

* oportunizar um quadro de saberes teórico-práticos que ampliem a compreensão dos professores diante da complexidade e da dinamicidade do trabalho docente;

*criar um espaço de discussão sobre o papel formador/funções da Universidade e a relação entre Universidade e Sociedade;

* propor uma abordagem inovadora à formação docente, no que diz respeito ao desenvolvimento pessoal e profissional, resgatando a importância da prática pedagógica para a ressignificação dos saberes docentes.

O curso promovido pelo Programa já possui temáticas pré-definidas para o 2º semestre:

*Revisão digital: Produção de Objetos de Aprendizagem

– Internet;

– Texto, Imagem e Som;

– Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.

* Dimensões da Docência: Ensino, Pesquisa e Extensão

– Processos investigativos em práticas educativas;

– Relação entre ensino e extensão;

– Avaliação institucional.

Porém, mesmo baseando-se nessas temáticas, a coordenação explica que os encontros estão abertos para os novos desafios que forem propostos pelos participantes.

Cuidados relacionados à saúde física e mental, o uso profissional da voz e atividades artístico-culturais são exemplos de assuntos pautados durante o curso. A metodologia usada baseia-se na participação ativa, ou seja, dá-se prioridade aos processos de interação entre os membros. A equipe de professores que oferecem o curso é advinda também de outros centros,principalmente do Centro de Ciências Sociais e Humanas e do Centro de Educação.

A UAP do Centro de Ciências Rurais promove diversas atividades letivas além do “Programa de Formação Docente”. Essa subunidade  do CCR visa a realização de diversos trabalhos de natureza pedagógica direcionados a professores e técnico-administrativos. Há também palestras e cursos promovidos aos alunos de toda a Universidade, com o intuito de proporcionar uma formação estudantil que complemente a didática acadêmica.

De acordo com a coordenadora do programa e também diretora da UAP, Venice Teresinha Grings, a função principal dos trabalhos desenvolvidos é auxiliar em uma formação universitária ampla e de responsabilidades sociais. A Unidade realiza trabalho conjunto com coordenadores e secretários dos cursos do CCR, desenvolve discussões a cerca de problemas acadêmicos, como evasão e repetência, e propõe possíveis soluções. A ideia é constituir-se como um núcleo de apoio e sustentação à comunidade acadêmica.

O “Programa de Formação Docente” está com o módulo I em andamento desde março de 2014 e conta com 15 participantes ativos. Neste módulo II, serão disponibilizadas cinco novas vagas e não é pré-requisito para participação ter feito o primeiro módulo. Os encontros acontecem todas as quartas-feiras, das 17 às 19h, na sala Cláudio Mussoi, prédio 42, Centro de Ciências Rurais, Campus da UFSM em Santa Maria.

Os professores interessados no curso podem realizar a inscrição através deste link:https://docs.google.com/forms/d/1Bw3ajwwUvMAd7x_ihIvEvM8IllKRnz5e57g_01zAJR8/viewform

ou pelo fone: (55) 3220-8403.

* Claudine Freiberger Friedrich, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Coordenadoria de Comunicação Social