Laboratório Corpus recebe visita de pesquisadora portuguesa

Laboratório Corpus, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, recebeu, na última quinta-feira (22), a visita da pesquisadora portuguesa Margarita Correia, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Na ocasião, a pesquisadora autografou seu livro intitulado “Os dicionários portugueses”, que integra o acervo do Laboratório Corpus. Margarita também aproveitou para conhecer os projetos do laborotório, como o Fundo Documental Neusa Carson, e firmou compromisso de trabalho conjunto, entre eles a organização de um número da Coleção Fragmentum, prevista para 2016.

Margarita é vice-presidente do Instituto de Lingüística Teórica e Computacional (ILTEC), coordena o grupo Léxico e Modelização Computacional e, também, o projeto Observatório de Neologia do Português (ONP). Além disso, a pesquisadora coordena a equipe portuguesa que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), responsável pela construção do Vocabulário Comum da Língua Portuguesa(VOC). Este é um instrumento que permite conhecer a grafia, a divisão silábica a flexão e outras propriedades formais de cada palavra do português, representando todos os países da CPLP.