É no campus da Universidade Federal de Santa Maria onde realiza-se o único encontro de Oboé e Fagote do Brasil em universidades. Oficinas e recitais fazem parte da programação da 3º edição do Encontro de Oboé e Fagote da UFSM, que foi idealizado pelos professores Lúcius Mota e Glaubert Nüske. O evento acontece nesta quinta (22) e sexta-feira (23), na Escola de Música (prédio 40B), aberto para todos que quiserem participar das aulas. As inscrições serão feitas nas próprias oficinas e, no término da atividade, os participantes receberão certificados.
O evento começou em 2012 com a iniciativa que Mota e Nüske tiveram para fazer uma divulgação, pois os dois cursos (oboé e fagote) eram, e ainda são, novos na UFSM e precisavam de mais visibilidade. Atualmente, o objetivo inclui aperfeiçoar os alunos e expôr o instrumento para o público em geral. Segundo os coordenadores, o resultado desse investimento veio com a participação de professores de fora, o interesse dos alunos nos encontros realizados e uma maior procura pelos cursos.
As aulas contarão com os professores convidados que são: o oboísta Fernando Gualda (UFRGS), o fagotista Adolfo Almeida Jr. (UFRGS) e o também oboísta Paulo Barreto (Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP) que vem pela primeira vez ao evento. E a grande novidade da edição desse ano serão duas videoconferências oferecidas aos alunos, uma com a fagotista Catherine Carignan (Filarmônica de Minas), que é canadense mas participará de Belo Horizonte (MG) e do fagotista Afonso Venturieri (Conservatório de Genebra), brasileiro, que participará de Genebra (Suíça), sendo que todos possuem destaque na área de atuação.
A programação desse ano inclui na quinta-feira (22): às 10h, Master class com Fernando Gualda, na sala 303, e Videoconferência com Catherine Carignan, no auditório do Centro de Processamento de Dados (CPD). Às 14h, mais uma aula com Fernando Gualda, na sala 303, Oficina de Música Improvisada com Adolfo Almeida Jr., na sala 1105, e às 18h30min, encerrando o primeiro dia, um Momento Musical (recital) no hall da Escola de Música (40B). Na sexta-feira (23): às 9h, Videoconferência com Afonso Venturieri, no auditório do CPD; às 11h, Oficina de Música Improvisada com Adolfo Almeida Jr., na sala 1105, às 12h30min, Mostra da Oficina de “Música Improvisada” (recital), no hall do CAL (prédio 40) e, às 14h, Master class com Paulo Barreto na sala 303 e Master class com Adolfo Almeida Jr. (sala ainda não definida).
Nos recitais serão apresentadas peças musicais eruditas, uma composição inédita de Fernando Mattos, uma peça de Brenno Blauth, chamada “Duo Sonatina”, que teve sua primeira audição mundial realizada por Mota e Nüske em novembro do ano passado, entre outras obras.
Para mais informações sobre o encontro basta consultar o site http://oboefagoteufsm.blogspot.com.br/.