Técnico-administrativos tem nova possibilidade de qualificação

Os técnico-administrativos em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) têm uma boa noticia. A UFSM concorrerá no próximo edital de seleção para o Mestrado profissional de Administração Pública em Rede Nacional. O curso será oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), na modalidade à distância. O comunicado do interesse da UFSM foi feito na manhã de terça-feira (6) pelo secretário-Geral do Gabinete do Reitor, Marionaldo Ferreira. “Estávamos empenhados e vamos estar preparados para preencher todas as vagas”, afirma Ferreira.

O mestrado terá área de concentração em Administração Pública com duas linhas: Gestão Pública e Gestão Organizacional. Serão ofertadas entre 20 e 60 vagas por universidade. O edital para participar da seleção será aberto no segundo semestre. Mas, a informação já foi divulgada para proporcionar tempo hábil aos servidores interessados.

O curso terá duração de quatro semestres – dois para a oferta de nove disciplinas e dois para o aluno redigir a dissertação -, totalizando 405 horas. A seleção de candidatos será feita por meio de diferentes fases. A primeira fase prevê um teste da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), para verificar habilidades em português, inglês, e raciocínio lógico, analítico e matemático. Na segunda fase, o candidato fará uma prova nacional sobre conteúdos de “Estado, Sociedade e Administração Pública no Brasil” e “Teoria das Organizações” e uma seleção local que compatibilizará a demanda às vagas locais.

“Entre as vantagens dessa modalidade de mestrado está o fato de o técnico poder fazer sem atrapalhar as suas atividades cotidianas. Além disso, com o Plano de Carreira, ao concluir o curso ele terá inclusive, aumento na remuneração”, explica Daniel Coronel, diretor da Editora da UFSM e apoiador do processo para implantação do mestrado profissional na UFSM.

O mestrado profissionalizante tem aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).