Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora da Comunicação lança ebook sobre midiatização da tragédia de Santa Maria



A coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidades e Fronteiras, professora Ada Cristina Machado da Silveira organizou a obra “Midiatização da tragédia de Santa Maria”, uma coletânea de textos que analisa a cobertura midiática e mobilização social em torno do tema. A obra (versão ebook) será lançada no 1º Congresso Internacional Novos Caminhos, neste domingo (26), às 8h30min, na Unifra, em Santa Maria-RS.  No mesmo dia, a obra estará disponibilizada neste blog. A coletânea apresenta 27 autores, 25 brasileiros e dois atuando no exterior (Argentina e Estados Unidos), de dez diferentes instituições de pesquisa e está composta por 18 textos, que se dedicam a analisar a midiatização do incêndio na Boate Kiss, uma catástrofe biopolítica de nosso tempo.

Midiatização da tragédia de Santa Maria é uma coletânea estruturada em três partes. Na primeira parte, “Cobertura midiática e discursos privados no espaço público”, preocupa-se em analisar o desempenho profissional sobre a cobertura do evento, bem como ações e agentes em situações comunicacionais privilegiadas. Na Parte 2, “Mobilizações e desdobramentos midiáticos”, expressa características inerentes à ecologia da mídia, evidenciando as mídias como meio de encontro, reforço e reiteração de estratégias solidárias, buscando superar os efeitos do acontecimento trágico. Uma ambiência em que a audiência participa e se expressa no tempo e no espaço instaurado pelas redes sociais. E, na terceira parte, “Catástrofe biopolítica e narrações do trágico” aborda o enfoque ético-político detido no alcance primário do poder e não apenas em formas institucionalizadas e já estabilizadas politicamente. Reconhece as articulações do acontecimento de Santa Maria com outras narrativas, recompondo o caráter trágico de suas narrativas e as consequências humanas.

 

A coletânea apresenta uma grande diversidade de abordagens. Alguns textos estão relatados em primeira pessoa, outros com cuidado de expressar distanciamento; uns estão presos ao relato midiático da tragédia, outros a tomam apenas como referência para estabelecer uma reflexão mais abrangente tanto em torno da condição midiática como seu impacto nos processos sociais. Outros extrapolam o midiático, buscando refletir sobre a condição do nível comunicacional na sociedade contemporânea. Alguns são individuais, outros produzidos por duplas e até há um trio de pesquisadores. Há textos de fôlego teórico e outros mais detidos em evidências empíricas de televisão, impressos, on line, redes sociais e outras manifestações. Muitos apoiam-se em farta documentação de imagens. A temporalidade analisada varia, praticando-se desde o estudo dos primeiros momentos até avaliações de vários meses. Trata-se, enfim, de uma collage do que no presente momento podemos dizer, dado que para muitos autores foi um exercício muito difícil, considerando-se o grau de envolvimento pessoal com a tragédia.

Antes de chegar à presente versão, os textos foram apresentados em nove diferentes eventos científicos, os quais contribuíram em alguma medida para qualificar seu teor dado que os debates prévios foram muitos deles incorporados à versão publicada no ebook.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-13432

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes