Monólogo sobre futebol terá apresentações gratuitas no Caixa Preta

O monólogo teatral “Futebol, teatro e suas sacanagens” será apresentado terça (14) e quarta-feira (15) no Teatro Caixa Preta da UFSM. As sessões são gratuitas e terão início às 20h. O espetáculo-solo retrata a vida dentro do esporte bretão, tendo como autor e ator Gilvani Bortoluzzi, aluno do sexto semestre do curso de Artes Cênicas Bacharelado da UFSM, ex-jogador de futebol que encontrou no teatro, novamente, uma paixão.

Na obra, o autor e ator conta os quase vinte anos envolvidos com o futebol, desde os primeiros chutes nas peladas de rua, passando pelas escolinhas da dupla Rio-Nal de Santa Maria, até a chegada aos juvenis do Grêmio Futebol Porto-Alegrense e, após, ao Coritiba Futebol Clube. Ao deparar-se com o teatro, viu muitas semelhanças com o futebol, entre elas a vontade, que nos dois casos torna-se o elemento fundamental. O espetáculo traz várias situações do dia a dia de um clube de futebol, de uma maneira bem extrovertida.

A pesquisa para criação deste espetáculo baseia-se na vida e obra de Dario Fo, através do contar de crônicas futebolísticas, no estilo fabulatore, no qual o contar de histórias é a marca registrada, procurando dar uma atenção especial ao aspecto vocal. Nele o ator, recorre a sua experiência de vida para ser o mais verdadeiro possível em cena. Outra fonte de subsídios é a Commedia Dell’arte. Assim, as diversas máscaras estão representadas nos personagens da história.