PET em Ciência da Computação promove palestras nesta segunda e terça

O Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação (PET-CC) promove nesta segunda-feira (9) e terça-feira (10) palestras na área de programação móvel, desenvolvimento de jogos e desenvolvimento de software global.

Hoje (9), às 8h30min, na sala 355 do anexo A do Centro de Tecnologia (CT), o tema serão as novas tendências do mundo mobile, impacto no comportamento & cotidiano das Pessoas, Possibilidades e Oportunidades de Mercado & Pesquisa, principalmente o que esta acontecendo no Brasil no momento atual. Grande enfoque iOS & Apple. Esses assuntos serão discutidos com a palestrante Micheli Knechtel Lessa, da PUC/PR.

Short CV: http://www.slideshare.net/micheliknechtel/presentation-8176752

Na terça-feira (10), às 10h30min, no LaCA (anexo B do CT), o debate serão grandes empresas de desenvolvimento de software tais como, DELL, HP, Siemens e Infosys adotam o desenvolvimento de software global para se manterem competitivas na indústria de software. Em ambientes de desenvolvimento de software global, equipes estão localizadas em diferentes locais de produção e fusos horários. Como tirar vantagem dessas diferenças de fusos horários entre locais de produção para desenvolver software? Follow- the-sun (FTS) é uma estratégia de desenvolvimento de software que explora as diferenças temporais entre locais de produção. Ela se caracteriza pelo desenvolvimento de software vinte e quatro horas contínuas com equipes geograficamente distribuídas. Com o propósito de melhor entender o conceito de Follow-the-sun, esta palestra apresentada a teoria de FTS, a evolução das pesquisas ao longo dos anos, desafios para a área e oportunidades de pesquisa.

O debate será com Josiane Kroll, da PUC/RS, também no horário das 16h30min, na sala 355 do Anexo A (CT).

short CV: Josiane Kroll é aluna de doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul (PUCRS) e bolsista do convênio PUCRS/DELL. Ela é integrante de projetos de pesquisa de colaboração nacional e internacional. Ela participou do programa Infosys Instep em Bangalore, India (2012), o qual seleciona estudantes de todas as partes do mundo para desenvolver projetos internos de pesquisa da empresa. Ela recentemente terminou o estágio-sanduíche na Universidade de Limerick (Irlanda), no qual atuava como do integrante do grupo de pesquisa em qualidade de software do centro de pesquisa Lero – The Irish Software Engineering Research Centre. Lero é um dos mais renomados e inovadores centros de pesquisa em engenharia do software. Ela atua nas áreas de Desenvolvimento de software global (ou do inglês Global Software Development), engenharia empírica do software, métodos ágeis, desenvolvimento de software follow-the-sun e around-the-clock, práticas de software, processo de software e modelos.