Mães acompanham suas filhas durante a realização das provas

Em frente ao prédio 13 do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM, Beatriz Nascimento e Deise Rodrigues dividem o mesmo banco. As duas não se conheciam até hoje, mas acabaram unidas por um mesmo objetivo: acompanhar as filhas na busca pela aprovação no Vestibular 2013, e ali ficarão, até que as filhas saiam das salas de prova.

Beatriz veio de São Martinho da Serra-RS, de carro, com sua filha Andressa Nascimento dos Santos, que sonha cursar Psicologia. Andressa vai prestar seu primeiro vestibular na UFSM e a vontade de cursar Psicologia vem desde criança:

– Ela sempre quis esse curso e deseja trabalhar com crianças no futuro, é o dom dela, quer trabalhar em escolas – conta a mãe.

Já a filha de Deise, Natália Rodrigues, quer cursar Fisioterapia. Este ano será o terceiro vestibular de Natália, e Deise sempre esteve ao seu lado. A mãe acredita que 2013 será o ano da aprovação da filha:

– Esse foi o melhor ano! Ela amadureceu muito, amadureceu suas ideias, seu comportamento – vibra a mãe.

As filhas de Beatriz e Deise já foram aprovadas em outras faculdades particulares, mas como as duas mães afirmam, “o sonho de todo jovem é a Federal”. E elas esperam que o resultado de esforço e dedicação de um ano inteiro das filhas seja a aprovação. E, para isso, as vestibulandas contam com o apoio das mães:

– É uma segurança fazer a prova sabendo que tem alguém esperando do lado de fora – conta Beatriz.

– A primeira coisa que fazem quando saem é vir abraçar a gente – afirma Deise.

Nenhuma das duas mães teve a oportunidade de cursar uma Universidade e, por isso, desejam que a história das filhas seja diferente. Elas afirmam que passaram dificuldades por não terem continuado os estudos e acreditam que, hoje em dia, os jovens têm inúmeras oportunidades na vida, e querem que suas filhas as aproveitem.

Para se distrair enquanto o tempo passa, Beatriz levou um rádio e algumas revistas, já Deise prefere levantar e caminhar um pouco. E permanecerão assim, durante os três dias de vestibular, como vários outros pais pelo campus que aguardam seus filhos saírem das salas de prova.

Fotos: Estéfany Della Flora – Acadêmica de Publicidade e Propaganda.

Repórter: Jonas Migotto – Acadêmico de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.