Candidatos com necessidades especiais recebem atendimento diferenciado no vestibular

Durante os dias do Vestibular 2013 da Universidade Federal de Santa Maria, alunos com necessidades especiais estão sendo atendidos pela Comissão Permanente de Vestibular (COPERVES). Cerca de 60 candidatos estão fazendo provas adaptadas no Centro de Educação (CE), prédio 16 da universidade, com a opção de uma hora a mais de duração. Outros municípios que estão aplicando a prova também disponibilizam atendimento especial.

Em torno de 26 candidatos surdos e mudos realizam provas em Libras; um deficiente visual, em braile e dois com um acompanhante para leitura. Também, seis provas tiveram fonte do texto aumentada para 24, para pessoas com outras dificuldades de leitura. Outras necessidades também serão atendidas pela Coperves, como alunos com doenças contagiosas, deficiência física ou outras dificuldades durante a prova. Como comenta a coordenadora das salas especiais, Thais do Canto-Dorow, as salas não são restritas a pessoas com deficiências, mas a qualquer candidato que precise de um atendimento diferenciado.

Tais candidatos tiveram que solicitar, durante a inscrição do vestibular, o atendimento diferenciado. Tendo depois de comprovar suas necessidades por meio de um atestado médico e uma entrevista, sendo que essa última foi realizada em setembro. Porém, segundo Thaís, há o caso de dois candidatos que contraíram doenças contagiosas e que tiveram de solicitar o atendimento de última hora e estão fazendo a prova em salas individuais. Além disso, os candidatos podiam indicar a forma que lhes fosse melhor para realização da prova, o que foi avaliado pela Coperves.

Algumas provas feitas pelos candidatos com necessidades foram adaptadas pelas Comissão do Vestibular. As provas em Libras foram gravadas em vídeo e as provas em braile foram traduzidas. Já os fiscais da Coperves, que estão nessas salas, passaram por um treinamento diferenciado para atender todos os candidatos. Porém, duas professoras especializadas, vindas de Porto Alegre, estão ajudando no caso dos deficientes visuais que precisam de acompanhantes para leitura.

Fotos: Ítalo Padilha.

Repórteres: Franciele Varaschini e Laíssa Sardiglia – Acadêmicas de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.