O Club del Dibujo no Espaço Recombinante prorroga suas atividades com intervenção Kaingang

Através deste projeto, financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura/Pró-cultura RS, a Sala Dobradiça vem desenvolvendo ações culturais semanais em Santa Maria, desde o dia 17 de outubro passado, com intervenções realizadas por artistas locais em um ambiente participativo voltado para o Desenho.

A participação dos Kaingang da Aldeia Três Soitas no Projeto começou a delinear-se na ocasião da abertura do evento quando educadores indígenas, que participavam do Curso de Formação de Educadores Populares no Centro de Educação/UFSM, visitaram o Clube do Desenho e deixaram sua intervenção gráfica através de palavras em Kaingang. A partir deste encontro espontâneo surgiu a ideia de uma intervenção, concebida e organizada coletivamente no intuito de dar visibilidade, em outro contexto, aos saberes indígenas.

A Tribo Indígena Kaingang da Aldeia KẼTỸJUG TẼGTŨ (Três Soitas) mostra sua cultura, organização social, sua história e suas crenças através do desenho. Para os Kaingang, os ensinamentos de sua arte são uma forma de conservar a memória de seus antepassados, transmitindo de geração em geração a arte da cestaria, objetos utilitários e enfeites corporais.

A palavra “arte” não encontra tradução na língua Kaingang, pois desde o primeiro respiro de vida de uma criança, no instante em que nasce do ventre de sua mãe, a avó coloca em sua pequena mão um cipó, fechando-a. A criança segura o cipó e desde então, arte e vida são inseparáveis.

A intervenção pode ser conferida até dia 6 de dezembro, das 15h às 20h.

A Oficina de Artesanato Indígena acontece nesta sexta-feira (29), às 14h, no Centro de Educação da UFSM, prédio 16 – Jardim das Esculturas. O projeto conta com o apoio da Arquitetura em Movimento/Clandio Zimmerman e do LAMEN – Laboratório de Metodologia do Ensino do Centro de Educação/UFSM. Tem financiamento Pró-cultura RS/ Secretaria da Cultura/ Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Mais informações no Club del Dibujo: http://clubdeldibujo.wordpress.com/

Sala Dobradiça: www.saladobradica.art.br

Sobre o Projeto

O projeto consiste na combinação de duas propostas participativas no campo das artes visuais com a finalidade de criar um ambiente público e gratuito de experiência artística e educacional, partindo do desenho como elemento suscitador de encontros entre artistas e público interessado. A ideia insere o “Club del Dibujo” ("clube do desenho"), proposta da artista argentina Claudia del Río (Rosário/Argentina), em uma estrutura reformulada do “Espaço Recombinante”, concebido pelo grupo santa-mariense Sala Dobradiça.

Atualmente a Tribo Indígena Kaingang da Aldeia KẼTỸJUG TẼGTŨ  (Três Soitas) de Santa Maria, está localizada na rua São João Batista da Cruz Jobim S/N e é constituída de 14 famílias,  no total de 60 pessoas, vivendo em aproxidamente 5 hectares. Neste espaço, a comunidade  planta árvores nativas, frutíferas, mantém uma horta comunitária variada para consumo próprio e extrai matéria-prima para a confecção do artesanato. No mesmo local também funciona a Escola Estadual Augusto Opê da Silva para alunos indígenas. Atualmente a Tribo luta na Justiça pela posse do terreno para garantir seu direito à moradia, a condições básicas de sobrevivência e desenvolvimento de sua cultura.