Em sua 5ª edição, o Colóquio de Formação de Professores tem o objetivo de refletir sobre formas de repensar a educação a partir de experiências coletivas traumáticas. O evento ocorre de 18 a 20 de dezembro, no auditório da Multiweb, localizado no prédio 67 do campus de Santa Maria. Entre os traumas coletivos que servirão de ponto de partida para as reflexões estão catástrofes naturais e o holocausto. Destaca-se porém o maior trauma sofrido pelos santa-marienses e pela população gaúcha em toda a sua história: o incêndio na boate Kiss. O colóquio busca sondar as modificações ocorridas no cotidiano da educação na cidade quase um ano após a tragédia.
“Catástrofes, movimentos sociais e formas de resistência.” É assim que a organização do colóquio resume a sua temática geral. Na programação, constam palestras, oficinas, defesas de doutorado e apresentações culturais. Embora seja aberto à participação de todos os interessados no assunto, o evento tem como público-alvo alunos de cursos de licenciatura e pós-graduação e também professores da educação básica e superior. As inscrições podem ser realizadas pela internet, por meio do preenchimento de formulário on-line.
A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Centro de Educação da UFSM, contando com o apoio do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação.
A programação completa está disponível aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vcoloquio2013@gmail.com.