Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Encontro de palhaços proporciona seis espetáculos gratuitos ao público de Santa Maria



A partir deste sábado (9), o público santa-mariense notará a presença na cidade de divertidos narizes vermelhos, incluindo alguns da França e da Argentina, que são trazidos até aqui pelo 2º Encontro Internacional de Palhaços da Coxilha. Promovido pelo curso de Artes Cênicas da UFSM, o evento segue com sua programação até o dia 15 de novembro. O público terá a oportunidade de assistir gratuitamente a seis espetáculos com alguns dos principais nomes do encontro. As apresentações vão ocorrer em diversos locais de Santa Maria, como o Centro de Artes e Letras (CAL), a Praça Saldanha Marinho, a Praça dos Bombeiros e a concha acústica do Parque Itaimbé.

Estão previstas ainda oficinas, exposição fotográfica, um “Cine Clown” e debates acerca da figura do palhaço. Entre os principais nomes que participam do encontro estão Andreas Simma, de Paris, e o palhaço Chacovachi, de Buenos Aires. De Belo Horizonte, vem o Grupo Trampulim e, com integrantes de Florianópolis e Buenos Aires, estará presente também o Dale Circo. Destacam-se ainda dois grupos de Santa Maria: o Dacaratapa e a Cia Teatro de Bolso.

Espetáculos:

Sábado (9)

18h – “Manotas Musicais”, com o Grupo Trampulim

Local: Praça Saldanha Marinho

Sinopse – Os palhaços Benedita Jacarandá e Sabonete agora resolveram que são músicos clássicos. Para isso, convidam uma banda composta por Conselhos, Alfinete e Socorro. Três exímios paspalhos! O que era para ser um grande ‘concerto’ se converte numa verdadeira “Manota Musical”! Não satisfeitos, Benedita e Sabonete querem ser maestros! A orquestra? É você.

Domingo (10)

16h – “Uma Surpresa para Benedita”, com o Grupo Trampulim

Local: Teatro Caixa Preta, anexo ao CAL – prédio 40 do campus

Sinopse – Sabonete e Benedita são grandes companheiros, mas quando se reúnem no mesmo espaço, é certo que alguma confusão vai acontecer. Neste espetáculo, Sabonete quer preparar um jantar surpresa especial para Benedita, mas precisa da ajuda dela. Está tudo certo, porém os imprevistos parecem impedir que o evento aconteça da maneira planejada. As situações, quase absurdas, se transformam a cada momento e o jantar surpresa vai, aos poucos, dando errado.

Terça-feira (12)

19h – “Cuidado! Un Payaso Malo, Puede Arruinar tu Vida”, com o palhaço Chacovachi

Local: concha acústica do Parque Itaimbé

Sinopse – Em um mundo cheio de contrariedades, inocência, acidez, conformismo e rebeldia, este palhaço é um verdadeiro vingador dos adultos. Não é bobo, nem ingênuo, nem fácil de digerir. É a crítica social por trás do nariz de palhaço. Os malabares, a magia e o equilibrismo são somente desculpas. Deus, a política, a morte, as drogas, o poder e a falsa modéstia, o amor, os ideais e o conformismo são a razão para rir. Sua missão neste mundo é avisar as almas desprevenidas.

Quarta-feira (13)

11h – “La Conquista”, com o Dale Circo

Local: Praça dos Bombeiros

Sinopse – O espetáculo cômico circense utiliza esquetes clássicos, autorais e habilidades circenses para a composição de sua arte chistosa. Assim, Pituca da Rosa e Chico Chan dialogam a partir de suas idiossincrasias excêntricas, oferecendo a proximidade com o público como elemento dramatológico fundamental. Trata-se de um princípio de existência, de força, de conquista mútua entre público e artista, e tem como matérias-primas a sedução, os conflitos, a inocência, o delírio e as indagações.

19h – “Balada de um Palhaço”, com o Dacaratapa

Local: Teatro Caixa Preta, anexo ao CAL – prédio 40 do campus

Sinopse – O espetáculo procura estimular a reflexão sobre vida e arte, sobre o prazer em cada ofício, seja ele artístico ou algum fazer cotidiano. Utilizando o universo de dois palhaços, Bobo Plin (eterno vagabundo, com sua pureza e ingenuidade, na busca de uma “alma”) e Menelão (palhaço autoritário e manipulador, dono de um circo decadente onde nasceu e foi criado, e único sustento da dupla), o espetáculo evidencia as relações humanas a partir do conflito estabelecido pelos dois personagens.

Sexta-feira (15)

19h – “Matricômio”, com a Cia Teatro de Bolso

Local: Praça Saldanha Marinho

Sinopse – Dois palhaços chegam com seu “matrimóvel” (o meio de locomoção do casal), e passam por momentos de convivência. Eles precisam dar um jeito de se aquecer no frio, se acomodar para dormir juntos em uma cama, arranjar comida, conseguir dinheiro para poder se casar. As situações são comuns, mas como os personagens são palhaços, eles tendem ao completo absurdo.

Oficinas:

“O Jogo do Palhaço”, com o Grupo Trampulim

Quando e onde: de segunda (11) a quinta-feira (14), das 14h às 18h, no Teatro Caixa Preta

Resumo – Ser palhaço é um estado e uma consciência, requer uma lógica específica. A oficina busca desenvolver esta linguagem do palhaço através de brincadeiras e jogos cênicos – exercícios que estimulam a concentração, a tensão e atenção, a memória emotiva, a quebra de tabus, a relação com o erro, o ridículo, a mecânica do riso, o desenvolvimento do jogo, do estado e da lógica do palhaço. Paralelamente são desenvolvidas as técnicas de clownaria clássica, utilizadas pelos palhaços tradicionais circenses, como slapsticks e cascatas (quedas, tapas, tropeços).

Link para inscrição

“O Clown”, com Andreas Simma

Quando e onde: de terça (12) a quinta-feira (14), das 9h às 12h e das 14h às 18h, no Espaço Multiuso (ao lado da reitoria)

Resumo – O que significa “encontrar” o próprio clown? Onde devo procurar? Onde posso encontrá-lo? A oficina será ministrada a partir da pedagogia e técnicas de clown apresentadas na Escola Jacques Lecoq. O foco será no longo e solitário caminho de ser engraçado. Os jogos explorarão as ideias de o quanto ruim deve ser uma situação e/ou as coisas para que se tornem engraçadas.

Link para inscrição

“Malabares”, com o Dale Circo

Quando e onde: terça-feira (12), das 9h às 14h, no Teatro Caixa Preta

Resumo – Mais que uma oficina, trata-se de uma ação pedagógica, para adultos, crianças e adolescentes Aqui a dupla de artistas transita entre diversas técnicas circenses: malabarismo, acrobacias individuais e em grupo, trapézio e equilibrismo.

Link para inscrição

Outras atividades:

Exposição fotográfica

Onde e quando: desta segunda (11) até a próxima sexta-feira (15), das 12h às 14h, no Teatro Caixa Preta

Resumo – Exposição com os registros feitos no 1º Encontro Internacional de Palhaços da Coxilha, sob um olhar diferenciado do indivíduo e do palhaço.

Preta Café Especial – “Do Palhaço ao Ator/Do Ator ao Palhaço”

Quando e onde: na segunda-feira (11), às 19h, no Teatro Caixa Preta

Resumo – Todo palhaço é um ator? Todo ator pode ser um clown? O que difere o clown do palhaço e estes do ator? Um momento de encontro para discutir essas questões, comer e tomar um bom café.

Clown Pra toda Obra (apresentações clownescas)

Quando e onde: na próxima quinta-feira (14), das 17h às 20h, no Teatro Caixa Preta

Resumo – Todo trabalho de palhaço é um processo. Alguns chegam ao fim, outros não… mas todos merecem ser vistos. Uma tarde em que os atores e palhaços apresentam suas gags, cenas e espetáculos em processo, tendo o público como termômetro.

Cine Clown (projeção de curtas clownescos)

Quando e onde: na próxima quinta-feira (14), às 20h, no Teatro Caixa Preta

Resumo – Não é só no teatro ou na rua que os palhaços fazem sua história. O cinema sempre foi palco de grandes clowns. Chaplin, Keaton, o Gordo e o Magro, os Três Patetas… Uma noite para deixar registrada a trajetória dos grandes palhaços do cinema, em curtas-metragens.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-12626

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes