Palestra sobre Sistemas de Recomendação acontece quarta-feira

O grupo PET – Sistemas de Informação promove a palestra Introdução aos Sistemas de Recomendação quarta-feira (6), das 13h às 14h30min, na sala 355, anexo A do Centro de Tecnologia na Universidade Federal de Santa Maria.

O professor  assistente no Colégio Politécnico na Universidade Federal de Santa Maria, Daniel Lichtnow, será o palestrante. Ele possui doutorado em Ciência da Computação pela UFRGS (2012), mestrado em Ciência da Computação pela UFSC (2001) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel (1990).

O seu interesse por Sistemas de Recomendação começou durante o mestrado, tendo após participado de projetos relacionados ao tema que geraram diversas publicações. Além de Sistemas de Recomendação, tem interesse pelos seguintes temas: Bancos de Dados, Recuperação de Informações, Mineração de Dados, Bancos de Dados de Biologia Molecular e Qualidade de Dados/Informações na Internet.

O evento é dirigido a todos os alunos dos cursos da área de Computação e demais interessados. Todos os alunos participantes ganharão certificado, podendo inclusive vir a contabilizar como horas de ACGs no curso de graduação (a decisão de contabilizar ou não como horas de ACG depende das regras definidas pelo colegiado do seu curso de graduação).

Resumo da palestra:

Um Sistema de Recomendação tem por objetivo identificar itens que possam interessar aos seus usuários. Estes itens podem ser os mais diversos: artigos presentes em uma biblioteca digital, livros, filmes, notícias, eventos de lazer, restaurantes, etc. Como área independente de pesquisa, os Sistemas de Recomendação emergiram com maior força a partir da década de 1990. Atualmente, vários sites de comércio eletrônico, inclusive brasileiros, fazem uso desse tipo de sistema para oferecer seus produtos a potenciais compradores. O objetivo desta palestra é apresentar uma introdução sobre sistemas de recomendação, descrevendo conceitos, abordagens, aplicações, problemas relacionados e perspectivas.