Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mafuá Trio Instrumental fazem apresentação no Theatro Treze de maio



O projeto "Treze: O Palco da Cultura" desta sexta (25), apresenta, às 20h30min, o show "O Choro e a Milonga no Rio Grande do Sul", com Mafuá Trio Instrumental.

 Os instrumentistas Fernando Graciola (violão e arranjos), Gabriel Opitz (bandolim 10 cordas e arranjos) e Ronison Borba (acordeon e arranjos), egressos do curso de música da UFSM, apresentam uma  coletânea que explora a diversidade sonora de dois gêneros da música brasileira e sulista: o choro e a milonga.

O choro, por sua importância musical e histórica dentro da música popular brasileira, é um dos gêneros mais difun

didos no mundo e considerado um dos pilares da identidade musical nacional representado dentro do trio pela sonoridade do bandolim e do violão.

A milonga se impõe através do violão rítmico e do acordeon idiomático, importante dentro da cultura musical do sul do país devido a influência de países vizinhos na música do estado, gênero que faz a união entre os pampas gaúcho, argentino e uruguaio.

O show terá a participação de outros instrumentistas e busca retratar a obra de importantes compositores sul-riogran

denses, como Octávio Dutra e Luiz Carlos Borges, Radamés Gnatalli, Yamandú Costa, Plauto Cruz, Renato Borghetti, entre outros, evidenciando o ponto de encontro entre o choro e a milonga, através das suas semelhanças estéticas e históricas e pretendendo criar um ambiente de roda musical, típico do ambiente boêmio que cerca esses dois gêneros.

Mais informações:  30280909.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-12388

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes