Seminário de Copesquisa em Arte terá sua segunda edição de quarta a sexta-feira

“Desejo e reexistência” é o tema do 2° Seminário de Copesquisa em Arte, que começa amanhã (23) e segue até esta sexta-feira (25). A segunda edição do seminário está voltada à discussão das forças inventivas que criam novos modos de existência pela vontade e diferença. O termo “copesquisa” está situado nessa proposta como um espaço para o compartilhamento de vivências estético-políticas. O evento é uma realização da Sala Dobradiça, grupo de artistas e produtores culturais independentes de Santa Maria, e do Grupo de Pesquisa Arte e Design da UFSM.

A programação é composta por palestras, oficinas, minicursos e exposições, que acontecem em diversos espaços do campus da UFSM. Entre as exposições, destacam-se o “Clube do Desenho no Espaço Recombinante”, promovida pela Sala Dobradiça em conjunto com Claudia del Río, e também uma mostra do Grupo de Pesquisa Arte e Design, intitulada “Intensoestêncil”. O Centro de Desintoxicação Midiática, grupo de Pelotas, também realiza uma intervenção, com o título “Re-ação Pública XII”.

A programação e outras informações constam na página seminariocopesquisa.blogspot.com.br. Algumas das principais presenças do seminário podem ser conferidas abaixo:

Claudia del Río, da escola de belas artes da Universidad Nacional de Rosario/Argentina. Ela vai ministrar a palestra “Designio, inmediatez, portabilidad”

Paola Zordan, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que vai ministrar a palestra “Aparelhos disciplinares: smintos de castidades”

Bianca Bernardo, do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/RJ. A palestra que vai proferir intitula-se “Sobre desejos e reexistências na colônia: o contexto da recepção como lugar da criação”

Leonardo Furtado e Ricardo Mello, ambos do grupo Centro de Desintoxicação Midiática, de Pelotas. Eles vão ministrar a palestra “Estratégias de auto-inserção e auto-ironia no espaço urbano”

Fernando Villarraga Eslava, professor do Departamento de Letras Vernáculas da UFSM. Em sua palestra, ele falará sobre “Dobradiças de papelão: entre catadores e rabiscadores também se faz uma editora literária”

Talita Tibola, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que vai proferir a palestra “Saiu do cinema e foi manifestar – das transformações e das praças, dos métodos e das ruas”

Geanine Escobar, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que vai ministrar a oficina “Negritude positivada: a militância negra através da fotografia e poesia de Oliveira Silveira”

Bruno Cava, ativista da rede Universidade Nômade. Ele vai ministrar a oficina “A multidão foi ao deserto: o que fazer quando está tudo escoando?”

Cristiano Figueiró, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A oficina que vai ministrar intitula-se “Introdução à criação de arte interativa com software livre”