Violência na escola é tema de discussão na Semana Acadêmica do Centro de Educação

O tema “Violência na Escola” foi discutido em uma das palestras que integram a Semana Acadêmica do Centro de Educação; a palestrante foi Mirian Alves Carvalho. Mirian possui formação em Letras e em Psicologia e atua no Centro Regional de Apoio Pedagógico Especializado (CRAPE), no Paraná. O CRAPE tem seu centro em Cascavel e atende, também, outros 17 municípios da região. Ele assessora professores e instituições, avalia trabalhos referentes à inclusão e trata de assuntos sobre alunos com problemas comportamentais.

Para Mirian, não existe uma fórmula para solucionar a violência nas escolas, por isso, a palestra se configurou como uma conversa para relatar experiências. Para iniciar a discussão, os termos escola e violência foram conceituados. A escola não é um local apenas de ensino, mas um local de educação. Violência é um termo de difícil conceituação, pois depende do ambiente sócio-histórico-cultural em que está inserido, é diferente em cada povo e cultura.

As escolas sempre foram violentas, não é um problema atual, porém, hoje, o tema recebe mais ênfase da mídia. Embora exista violência nas escolas, a maioria dos adolescentes com problemas judiciais estão fora delas. A violência na escola não é só física, ela é psicológica também. Mirian trouxe inúmeros exemplos de experiências próprias no Paraná, como casos de homofobia, preconceito racial, violência física e casos que acabaram, até mesmo, em mortes. E é nessas situações que o CRAPE atua, ajuda as escolas a lidar com esses acontecimentos.

A violência na escola não parte apenas dos alunos. Existem casos em que os professores, mesmo que involuntariamente, são os praticantes e a própria escola é um ambiente que produz situações de violência e desigualdade. A palestra contou com a participação dos espectadores que também relataram fatos e experiências pessoais.

A Semana Acadêmica do Centro de Educação tem em sua programação desta sexta-feira (18) uma palestra sobre a Formação de Professores para a Educação Popular, às 9h. E, a partir das 14h, serão realizadas oficinas, que encerram a Semana Acadêmica.

Texto e fotos: Jonas Migotto – Acadêmico de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.