Mais um reconhecimento à pesquisa da UFSM

Um grupo de pesquisas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que vem colecionando prêmios nacionais é um dos atestados da qualidade da pesquisa desenvolvida na instituição. Há pouco mais de um mês, o Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) do Departamento de Química adicionou mais um troféu a sua galeria.

O trabalho “Desemulsificação de petróleos assistida por ultrassom” foi contemplado com o Prêmio Petrobras de Tecnologia Engenheiro Antônio Seabra Moggi (6ª edição), no tema Tecnologia de Perfuração e Produção, em nível de doutorado. O prêmio reconhece a contribuição da comunidade acadêmica brasileira para o desenvolvimento tecnológico da Petrobras e da indústria do petróleo nacional. A entrega da premiação ocorreu no Centro de Pesquisas da Petrobras, no Rio de Janeiro, com a presença de integrantes do grupo de pesquisa e do vice-reitor da UFSM, Dalvan Reinert.

“A participação da UFSM neste prêmio nacional é de grande importância porque evidencia a qualidade do que está se fazendo aqui em termos de ensino e pesquisa”, afirma Dalvan. Ele destaca que o trabalho tem aplicação imediata, o que também foi enfatizado pelo diretor-presidente do CNPq, Glaucius Oliva, durante a premiação. “Trabalhos como esse são importantes para que o conhecimento se transforme em tecnologia, em processo, em facilidade para a população”, acrescenta o vice-reitor.

A relevância da premiação também é destacada pelo professor Érico Flores, um dos coordenadores do LAQIA. “Considerando as dificuldades relacionadas com a melhoria de um processo, em que vários laboratórios de países de primeiro mundo estão envolvidos, a premiação é um reconhecimento do trabalho realizado pelos alunos e pelo corpo docente da UFSM. Sobretudo, demonstra mais uma vez a capacidade da instituição em desenvolver pesquisas em um nível elevado e competitivo, em que a competência e o domínio de técnicas avançadas é um fator importante”, ressalta.

De acordo com Érico, o prêmio é fundamental para o reconhecimento da capacidade física e intelectual da UFSM para o desenvolvimento de pesquisas científicas de alto nível e com parcerias importantes, como a Petrobras. “Isto serve de incentivo aos alunos, a se dedicarem na busca de novos processos e produtos, despertando o interesse para o desenvolvimento de estudos com responsabilidade e ética”, observa o professor.

Além de Dalvan Reinert e de Érico Flores, participaram da solenidade de premiação, representando a UFSM, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Hélio L. Hey, e a aluna premiada pelo trabalho, Fabiane Goldschmidt Antes, do Programa de Pós-Graduação em Química. Além de troféu, a premiação incluiu R$ 40 mil para uso em atividades referentes ao trabalho premiado.

Proposta inovadora

A premiação contempla a proposta inovadora de tratamento de petróleos por ultrassom para a remoção de água e sais de petróleo, possibilitando seu uso nas refinarias. Durante a produção do petróleo, normalmente ocorre também a co-produção de água, que precisa ser removida antes do processo de refino. O trabalho mostrou, de forma inédita, o efeito das ondas ultrassônicas para a remoção de água de petróleos, mesmo sem a adição de produtos químicos desemulsificantes.

Os resultados obtidos permitiram concluir que esta tecnologia possui forte potencial para uso no tratamento primário ou nas atividades de refinarias, onde, uma vez aperfeiçoada e otimizada, pode melhorar o processo de desemulsificação que usualmente é realizado.

O processo que resultou na premiação faz parte dos estudos do projeto “Emprego de ultrassom e micro-ondas para o tratamento primário de petróleos pesados e extrapesados e desenvolvimento de métodos analíticos”, em convênio com a Petrobras, que se iniciou em 2008 e resultou em uma patente de inovação tecnológica.

Participaram do projeto os professores do Departamento de Química e coordenadores do LAQIA Érico Flores, Cezar Bizzi, Edson Müller, Fábio Duarte, Paola Mello, Valderi Dressler e José Neri Paniz, além dos alunos de pós-graduação Letícia Pereira, Lucas Schmidt e Liange Diehl e dos colaboradores Juliano Barin, Fabiane Antes, Juliana Pereira, Diogo de Moraes e Paula Boeck.

O grupo de pesquisa é contemplado com este prêmio da Petrobras pela segunda vez. Em 2009, o LAQIA recebeu a premiação com o trabalho “Tecnologias Não-Convencionais de Refino: Aplicabilidade de Ultrassom para Remoção de Enxofre de Frações do Petróleo”, também em nível de doutorado, porém no tema Tecnologia de Refino e Petroquímica. Neste ano, já é a segunda condecoração recebida pelo mesmo grupo de pesquisa – o outro foi o Prêmio Inventor 2013, também da Petrobras.

Repórter: Ricardo Bonfanti.