Obra de Filosofia e Educação será lançada na 36ª reunião da ANPEd

O livro “Filosofia e Educação: Interatividade, Singularidade e Mundo Comum” será lançado na 36ª reunião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd), que ocorrerá entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). A ANPEd é o evento máximo da Educação agregando todos os programas de pós-graduação em Educação do país e reúne, a cada 2 anos, os pesquisadores de referência na área.

O livro visa problematizar o efeito da interatividade para as reivindicações da singularidade e do mundo comum, ou seja, para uma visão voltada ao cotidiano, ao particular e ao local, legitimada nas Ciências Humanas atualmente, e de uma razão interessada em cultivar um mundo comum, isto é, uma visão afeita às tradições, que defende uma perspectiva ampliada de homem/mulher e, portanto, ainda preocupada com as possibilidades de desvelar um horizonte geral de tratamento dos problemas humanos. Em tempos de comunicação interativa, os textos se perguntam como pensar a relação entre Filosofia e Educação, mais especificamente as relações da singularidade e mundo comum? De que modo isso repercute nas  diversas instâncias pedagógicas, como a relação teoria e prática na formação? A educação responde aos desafios da criação coletiva proporcionada pelo espaço virtual? As tecnologias estão liberando ou aprisionando a criatividade do indivíduo  e a busca do saber em sala de aula? Como ensinar Filosofia em tempos de interatividade constante? Se as noções de emissor e receptor se modificam no contexto das novas tecnologias, é possível estabelecer relações entre professor, aluno e conhecimento nesta perspectiva?

A obra é organizada pelos professores Amarildo Trevisan e Noeli  Rossatto, da UFSM, e contém  textos de integrantes do GT 17 – Filosofia da Educação, de outros GTs da ANPEd e de pesquisadores de Filosofia e Educação do Brasil e de outros países, como: Pedro Göergen, Sílvio Gallo, Antônio Álvaro Soares Zuin, José Pedro Boufleur, Antonio Gómez Ramos, Eldon Henrique Mühl, Amarildo Luiz Trevisan, Margarita Sgró, Marcelo Fabri, Altair Fávero, Noeli Dutra Rossatto Olga Grau Duhart, Jair Antônio Krassuski, Valeska Fortes de Oliveira, Luís Carlos Valério, Marilene Farenzena, Vânia Fortes de Oliveira, Vanessa Vasconcelos, Monique da Silva e Alejandro Cerletti.

O lançamento do livro está previsto para o dia 1 de outubro, das 18 às 19h, no Stand n.º 35 da Editora Mercado de Letras.