UFSM realiza evento internacional sobre robótica na próxima semana

Avanços recentes na robótica e áreas afins estarão em evidência no 1° Workshop Internacional de Robótica de Serviço (First Brazilian Workshop on Service Robotics – Brasero 2013), que acontece na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) segunda e terça-feira, 16 e 17 de setembro.

O evento vai abordar assuntos relacionados à robótica de serviço, como o uso de veículos aéreos não-tripulados em missões militares, o uso de robôs em terapia com idosos e crianças com síndrome do autismo e o surgimento de robôs domésticos. Um dos destaques é uma mesa-redonda, no dia 17, às 11h, da qual irá participar o Ten. Cel. Gramkow, comandante do esquadrão da Base Aérea de Santa Maria (BASM), que irá falar sobre um robô voador israelense usado em missões militares.

A discussão é importante para Santa Maria especialmente após a assinatura de acordo entre a UFSM e o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército, no final de agosto, para o desenvolvimento conjunto de dispositivos de simulação de alta tecnologia, entre outras ações.

A programação do 1° Workshop Internacional de Robótica de Serviço inclui ainda palestras com professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras e da Universidade de Ciências Aplicadas de Ostfalia, Alemanha. Em pauta, assuntos como a computação embarcada para apoio a pessoas com necessidades especiais e o futuro da robótica industrial. Haverá também um minicurso, no dia 16, às 10h15min, sobre um sistema operacional para robótica.

O evento será realizado no auditório Pércio Reis, no Centro de Tecnologia – prédio 7 do campus de Santa Maria. Não há mais possibilidade de inscrição, mas as palestras que acontecem no turno da tarde poderão ser acompanhadas ao vivo pela Multiweb. O evento será conduzido na língua inglesa. A organização é do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (Gepoc) da UFSM.

A programação completa e demais informações podem ser conferidas na página brasero.ufsm.br.