Curso de Arquitetura e Urbanismo promove evento para comemorar seus 21 anos

Até dia 13 de setembro, ocorre a VIII Oficina Transdisciplinar do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM e a I Oficina de Desenho Urbano de Santa Maria.

Em setembro de 2012, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM (CAU) comemorou duas décadas de existência. Desde então, o CAU promoveu vários eventos em celebração, durante o período de um ano. No dia 4 de setembro de 2013, o curso completou 21 anos, e promove, de 9 a 13 de setembro, a VIII Oficina Transdisciplinar do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM e a I Oficina de Desenho Urbano de Santa Maria.

As palestras e oficinas do evento irão debater e propor soluções para problemas urbanos de Santa Maria. Segundo a professora Renata Venturini Zampieri, uma das coordenadoras da ocasião, o tema foi escolhido em virtude do cenário atual da cidade de Santa Maria, e por que há um plano de mobilidade urbana em desenvolvimento na prefeitura do município. Para as palestras e oficinas, foram convidados professores e profissionais de Arquitetura, dedicados às áreas de territorialidade social e de patrimônio. Entre estes, encontram-se palestrantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade de Passo Fundo e Universidade de São Paulo, assim como arquitetos da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

A Oficina Transdisciplinar do CAU ocorre há oito anos, porém, esta é a primeira vez que ela é aberta à comunidade acadêmica local. Cerca de 200 pessoas estão inscritas nas oficinas, entre alunos e docentes da UFSM, do Centro Universitário Franciscano (Unifra) e da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – Santa Maria. Renata diz que esta abertura para a participação de outras universidades aconteceu para que houvesse uma maior integração e reconhecimento entre os alunos, além de proporcionar uma troca de conhecimento. Ela acrescenta que o evento é, também, uma forma de a instituição dar um retorno à sociedade.

O credenciamento ocorreu no dia 9 de setembro, no Espaço Multiuso da UFSM, seguido pelas palestras de abertura. As oficinas acontecem também nas imediações do CAU. A programação ainda inclui uma visita à antiga estação ferroviária de Santa Maria e à Avenida Rio Branco, áreas históricas da cidade, para que haja um reconhecimento das deficiências dos locais. Posteriormente, propostas e diagnósticos para a situação destas localidades serão apresentados.

A VIII Oficina Transdisciplinar do CAU e I Oficina de Desenho Urbano de Santa Maria encerram as comemorações de aniversário do curso de Arquitetura e Urbanismo na UFSM. Está previsto, para o dia 14 de setembro, um jantar comemorativo, que contará com a presença de professores, alunos e egressos do curso.

Repórter: Myrella Allgayer – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.