Palestras da 3ª Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica iniciam segunda-feira

O Programa de Pós-graduação (PPG) em Ciências Biológicas: Bioquímica toxicológica realiza a 3ª Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica, de 19 a 23 de agosto. A programação está disponível no site www.ufsm.br/oficinadeinverno. Todas as palestras acontecem no Anfiteatro C, prédio 18

Os palestrantes são:

Michael Aschner
Doutor em Anatomia e Neurobiologia e Pós-doutor em Toxicologia pela Universidade de Rochester. Atualmente é professor de neurociências, pediatria e farmacologia no Centro Médico da Universidade de Vanderbilt, Nashville, EUA. Atuação principal: Mecanismos de tranposte da periferia para o cérebro, neurotoxicologia do desenvolvimento, o papel dos metais na neurodegeneração e Síndrome da Guerra do Golfo.

Antônio Galina Filho
Doutor em Química Biológica pela UFRJ e Pós-Doutor pela Universidade de Barcelona na área de Engenharia Metabólica do Controle da Diabetes. Atualmente é professor adjunto da UFRJ pelo Instituto de Bioquímica Médica. Atuação principal: metabolismo de açúcares, enzimologia glicolítica, fisiologia mitocondrial, mecanismos de geração de EROs em mitocôndrias, bioenergética mitocondrial de fisiopatologia e transporte iônico. Palestra: Mitocôndria é mesmo para produzir ATP?.

Abel Santamaría
Laboratório de aminoácidos excitatórios, Instituto Nacional de Neurologia e Neurocirurgia, Universidade Nacional Autônoma do México, Cidade do México, México. Atuação principal: ácido quinolínico, estresse oxidativo e peroxidação lipídica. Palestra: Nrf2 modulation in experimental models of neurodegenerative disorders: role of nutraceutics.

Ana Laura Colín-González
Laboratório de patologia vascular cerebral, Instituto Nacional de Neurologia e Neurocirurgia, Programa de Doutorado em Ciências Biomédicas, Universidade Nacional Autônoma do México, Cidade do México, México. Atuação Principal: 3-hidroxikinurenina, isquemia e reperfusão. Palestra: 3-Hydroxykynurenine: An intriguing molecule exerting dual actions in the SNC.

Luciana Calabró
Doutora em Educação e Ciência pela UFRGS. Atualmente é bolsista de pós-doutorado da UFRGS. Atuações principais: experiência na área de educação, com ênfase em cienciometria, divulgação científica e educação. Palestra:  Interação entre as bioquímicas da UFRGS e UFSM: Uma análise cienciométrica.

Para mais informações: www.ufsm.br/oficinadeinverno.