Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado da UFSM lança aplicativo inédito no RS nesta quarta

O lançamento do SimulArroz: um aplicativo para estimar a produtividade do arroz no RS ocorrerá nesta quarta, às 13h30min, no Park Hotel Morotin, em Santa Maria (RS), durante o VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (CBAI 2013), promovido pela Universidade Federal de Santa Maria. No evento, o prof. Nereu Augusto Streck e a prof. Andrea Schwertner Charão, docentes da UFSM, apresentarão o aplicativo.

O programa SimulArroz foi desenvolvido pelo Grupo de Agrometeorologia da USFM para simular a produtividade de arroz no sistema por inundação (flooded rice) no RS. O usuário precisa ter dados meteorológicos diários de temperaturas mínima e máxima e radiação solar durante a estação de cultivo do arroz. Com estas informações, pode-se estimar quanto de arroz se produz em uma lavoura.

O Prof. Streck explica que os modelos de culturas agrícolas são muito comuns no meio científico, mas em geral foram desenvolvidos fora do Brasil e seu uso aqui deve ser precedido de uma calibração para as condições locais. O SimulArroz é um aplicativo inédito para o Rio Grande do Sul, pois o seu modelo está calibrado para cultivares de arroz usadas no estado.

A equipe que desenvolveu o modelo é composta por três professores e nove estudantes de graduação e de pós-graduação da UFSM. O programa foi desenvolvido com recursos da Instituição, Fapergs, CNPq e Capes e está disponível gratuitamente no site www.ufsm.br/simularroz.

O Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (CBAI 2013) teve início na segunda, no Park Hotel Morotin, e segue até quinta-feira com a missão de discutir e avaliar os diferentes cenários que se apresentam para a produção sustentável de arroz irrigado, com expectativa de público de 700 pessoas. A promoção é do Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM e da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI).

Mais informações podem ser obtidas em www.ufsm.br/simularroz e http://www.cbai2013.com.br/.