Projeto sobre exercício físico e síndrome metabólica aceita voluntários

O projeto Efeitos do Exercício Físico e do Acompanhamento Nutricional sobre Fatores de Risco da Síndrome Metabólica, desenvolvido na UFSM, está aceitando voluntários. O projeto de pesquisa/extensão é orientado pela professora Daniela Lopes dos Santos e tem como objetivos oferecer aos indivíduos da comunidade que têm Síndrome Metabólica uma oportunidade de tratamento/prevenção através da prática regular de exercícios físicos e avaliar os efeitos destes sobre os parâmetros bioquímicos (exames de sangue), físicos (testes de resistência física) e antropométricos (composição corporal).

Serão oferecidos exercícios físicos orientados três vezes por semana, para homens e mulheres com idade a partir de 40 anos, de forma gratuita.

Para os interessados em participar, será realizada uma reunião inicial para esclarecimentos e inscrições na quarta-feira (31), às 8h30min, no miniauditório do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM (estádio).

A Síndrome Metabólica se caracteriza como um conjunto de distúrbios/características metabólicos e está cada dia mais prevalente na população mundial. Estas características são: circunferência da cintura elevada, obesidade, níveis sanguíneos de glicemia (açúcar) elevados, pressão arterial elevada, dislipidemia (desregulação do colesterol HDL e do colesterol LDL) e níveis sanguíneos elevados de triglicerídeos. Para um indivíduo ser diagnosticado com Síndrome Metabólica, ele deve ter ao menos 3 destas características. Sabe-se que o exercício físico regular e uma alimentação adequada são fatores relevantes na prevenção e no tratamento da Síndrome Metabólica.

Mais informações com Flávia (8155-5065) e Juliana (9183-4288).